O primeiro ringue de patins do império português não foi construído na metrópole, mas nos confins do império: No teatro Varietá, em Lourenco Marques, no início do século XX. Aliás, foi neste ringue que o menino Magalhães começou a andar sobre rodas. Vinte anos depois, já em Lisboa, o jovem Magalhães faria parte do quinteto da equipe portuguesa. Desde então, a presença de jogadores do Ultramar foi uma constante na equipe de hóquei em patins que representava Portugal em competições internacionais.
Quer saber mais? De uma chegada em nosso Blog Historia(s) do Sport: http://historiadoesporte.wordpress.com
O blog, mantido por uma equipe do "Sport": Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br), é uma iniciativa acadêmica, mas os posts são escritos em linguagem leve e acessível. Sem a pretensão de informar com profundidade, pretende antes captar a curiosidade do leitor, demonstrando que essa manifestação cultural com a qual nos deliciamos cotidianamente está profundamente articulada com o cenário sociocultural de um tempo.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.