Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4254

Plano Nacional de Museus será tema de audiência pública

A Comissão de Educação e Cultura promove hoje (10) audiência pública para debater o plano nacional setorial de museus.
Elaborado em 2010, no 4ª Fórum Nacional de Museus, o plano contém as diretrizes e metas do setor para os próximos 10 anos.

A audiência foi proposta pelo deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). O parlamentar quer discutir prognósticos, planejamento e ações em curso do Instituto Brasileiro de Museus-Ibram (autarquia do Ministério da Cultura responsável pela melhoria dos museus federais e pela promoção de ações integradas entre essas instituições).

O presidente do Ibram, José do Nascimento Júnior, foi convidado para o debate. Segundo o instituto, apenas 20% dos municípios têm hoje museus. Uma das metas do plano setorial é a criação de cerca de 250 museus.

O governo deu início à Política Nacional de Museus em 2003. Foram criados o Sistema Brasileiro de Museus, o Cadastro Nacional de Museus, o Estatuto de Museus e o plano setorial, além do próprio Ibram.

O financiamento do setor também está na pauta da audiência. "No Brasil, os recursos ainda são insuficientes para as políticas públicas na área da cultura", disse Vanhoni. Ele lembrou que a comissão aprovou emenda, destinando recursos para os museus no Orçamento de 2011, mas a verba foi contingenciada.

A reunião será às 14h, no plenário 11.
(Agência Câmara)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.