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Edição 4148


O primeiro dia da 4ª Reunião Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares (ReCoPI) foi marcado por debates sobre a área interdisciplinar e a avaliação da pós-graduação brasileira
A plenária "Conceitos, Diretrizes e Resultados da CAInter" apresentou princípios e critérios da CAInter envolvendo o documento de área interdisciplinar, avaliação de periódicos, livros e demais produtos e síntese da Avaliação Trienal, além de servir de base para as primeiras discussões nas câmaras temáticas coordenadas pelos professores Maria do Carmo Sobral, da CAInter I; Margarete Axt, da CAInter II; Augusto Galeão, da CAInter III; e Marcio Colombo, da CAInter IV.

O processo de avaliação da pós-graduação brasileira foi apresentado pelo diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral. Segundo o diretor, o Brasil é um país singular, pois, há 25 anos, forma doutores continuamente correlacionado à produção de conhecimento.

"A produção de conhecimento cresce continuamente, assim como a titulação de doutores. Os outros países apresentam produção de conhecimento com um patamar mais plano. Brasil e China apresentam crescimento contínuo", disse.

Apesar disso, Lívio afirma que é preciso continuar investindo na formação de recursos humanos qualificados. "Atualmente, temos 1,4 doutores a cada mil habitantes entre 25 e 64 anos. Uma das metas que serão apresentadas no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 é dobrar este número."

O diretor de avaliação elogiou as ações induzidas da Capes, que permitiu maior formação de recursos humanos nas regiões Norte e Nordeste, contribuindo para a redução das desigualdades no país. "Os programas devem ser continuados, mas devemos nos perguntar se apenas isso é suficiente. Estamos no caminho certo, mas podemos sempre melhorar", afirmou. Para finalizar, Lívio apresentou algumas propostas para o PNPG 2011-2020, como maior acompanhamento dos cursos com notas 3 a 5, maior espaçamento na avaliação de cursos com notas 6 e 7 e diferenciação mais criteriosa de mestrados acadêmicos e profissionais.
(Assessoria de Comunicação da Capes)

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