Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4169

No discurso de posse no Congresso, na sexta-feira (1º/1), a nova presidente do Brasil garantiu que apoiará fortemente a C&T e a inovação
Dilma Rousseff tornou-se a primeira mulher a governar o Brasil na sexta-feira, 1º de janeiro. Em seu primeiro pronunciamento como presidente, no Congresso Nacional, ela reconheceu os avanços obtidos na área da pesquisa e da tecnologia, mas disse que é preciso mais.

"Meu governo apoiará fortemente o desenvolvimento científico e tecnológico para o domínio do conhecimento e a inovação como instrumento da produtividade", garantiu.

Ao mencionar o pré-sal, a presidente Dilma também referiu-se à importância do avanço da C&T para o país.

"O pré-sal é nosso passaporte para o futuro, mas só o será plenamente se produzir uma síntese equilibrada de avanço tecnológico, avanço social e cuidado ambiental. A sua própria descoberta é resultado do avanço tecnológico brasileiro e de uma moderna política de investimentos em pesquisa e inovação", discursou.

Educação

Dilma Rousseff afirmou que a luta pela qualidade da educação será prioridade de seu governo, juntamente com as áreas da saúde e da segurança e a erradicação da miséria.

Além do aumento de vagas e da melhoria da qualidade do ensino infantil e no ensino médio, a presidente defendeu a ampliação da oferta de creches e de pré-escolas. Dilma disse que pretende aumentar o investimento público no ensino médio e estender a experiência do Prouni para o ensino médio profissionalizante, "acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade".

Ela comprometeu-se ainda com a valorização dos docentes. "Só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens", afirmou.

A íntegra do discurso de posse da presidente Dilma Rousseff está disponível em:
http://www.presidencia.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2011/01/leia-integra-do-discurso-de-posse-de-dilma-rousseff-no-congresso-1

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.