Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4180

Sergio Luiz Gargioni é o novo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina. Empossado no dia 3 de janeiro, Gargioni é consultor empresarial e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-graduação nos Estados Unidos e na Suíça. Era assessor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), à qual está ligada a Fundação.

"A Fapesc vai ser um modelo de gestão pública, dentro das limitações que o Estado impõe", pondera Gargioni, referindo-se ao fato de que o percentual de recursos garantidos pela Constituição Estadual e pela Lei Catarinense de Inovação ao financiamento da pesquisa científica nunca foi repassado integralmente. "Nossa prioridade máxima é fazer cumprir o repasse do 1% constitucional para a Fapesc", afirma.

Outras metas são: alinhar programas de pesquisa e inovação com o plano de governo estadual; agilizar o processo de prestação de contas por parte dos pesquisadores beneficiados por recursos estaduais; e divulgar os resultados obtidos por eles à sociedade como um todo.

Para atingir estes objetivos, Gargioni tem o apoio do Conselho Superior da Fapesc, conforme manifestado na última reunião do grupo, mês passado. Na ocasião, o então presidente, Antônio Diomário de Queiroz, salientou que seu sucessor tinha bom trâmite na academia, no setor empresarial e no governo.
(Informações da Assessoria de Comunicação da Fapesc)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.