ESTUDOS AFRO-ASIÁTICOS

 

 CHAMADA DE TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO/EDIÇÃO 2012

 

 A Editora da Revista “ESTUDOS AFRO-ASIÁTICOS” dando sequência

 à publicação acadêmica desde 1978, torna pública a

CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS  PARA AS EDIÇÕES: 2012

Nº 2 (julho/agosto) e Nº 3 (novembro/dezembro)

 

1.  DA APRESENTAÇÃO DOS “ESTUDOS AFRO-ASIÁTICOS”.

 

A Revista “Estudos Afro-Asiáticos” é uma publicação quadrimestral do Centro de Estudos Afro-Asiáticos, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e da Universidade Candido Mendes, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia. É uma revista especializada nas questões globais, regionais, nacionais e locais da Ásia e da África, do ponto de vista da inserção desses continentes na história
do mundo e seu impacto na formação das Américas e do Brasil.

 

2.  DAS NORMAS DE PUBLICAÇÃO.

 

Aceita ensaios inéditos em Português, Espanhol, Francês e Inglês, que versem sobre as relações internacionais, a sociedade civil, os movimentos sociais e os novos temas da contemporaneidade.

 

Os textos de autores convidados ou de autores que submetam trabalhos para a publicação são recebidos pela Editora da Revista, em seguida distribuídos à Comissão Editorial que os encaminhará a consultores especializados para análise do mérito, mantendo-se o anonimato da consulta. Eventuais sugestões dos consultores aos textos aprovados para publicação serão encaminhadas aos autores para as devidas modificações.

 

Os créditos dos autores devem vir em forma de nota de rodapé e conter: titulação, função, instituição e e-mail pessoal.

 

Os artigos ou resenhas críticas devem ser enviados em forma eletrônica, no programa Word 6.0 ou supe­rior e não deverão exceder 30 laudas ou 6000 palavras (fonte: Times New Roman, 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5 entre linhas, e sem espaçamento entre parágrafos à exceção das referências). Cada primeira linha de cada parágrafo deve ter um recuo de 1,5 cma partir da margem esquerda.

 

Os artigos devem estar numerados, em algarismo arábico legível, localizado na margem inferior, alinhada à direita e posicionado a 2 cm da borda. O início da contagem das páginas se realiza a partir da falsa folha de rosto, porém a numeração impressa com o número correspondente só deve ser feita a partir da segunda página após o Sumário. As páginas de abertura de capítulos e partes da obra serão contadas, mas não numeradas. Para citações acima de 3 linhas, o recuo deve ser de 4cm da margem esquerda.

Para questões de uniformização, solicita-se que os títulos de artigos, capítulos ou subitens sejam em minúsculas com maiúsculas apenas em nomes próprios, siglas e palavras iniciais de frases.

 

As citações de até 3 linhas serão inseridas no texto, e no interior de aspas duplas. A partir de 4 linhas,  devem  vir num parágrafo isolado e com  um recuo de4 cm. Quando houver uma transcrição dentro da outra esta deverá ser indicada por aspas simples (‘); quando houver supressão de parte de um texto transcrito far-se-á uso de reticências entre colchetes [...] Uma ênfase em trechos da citação deve ser indicada com a expressão “grifo nosso” ou “grifo do autor” entre parênteses, após a chamada da citação entre parênteses.

 

Para citações de mais de três linhas, resumo, notas de rodapé, legendas de ilustrações e tabelas, usar fonte de tamanho 10. Nas referências, utiliza-se entrelinha simples e depois, entre referências, espaço duplo. O espacejamento que precede e que sucede os títulos deve ser com dois espaços 1,5.

 

Os textos precisam estar acompanhados de resumo (até dez linhas) e descritores ou palavras-chave (até cinco), com respectivas versões em inglês, espanhol e francês.

 

Margens:2 cminferior;2 cmsuperior;2 cmlateral esquerda; e2 cmlateral direita.

 

As notas ao final do texto deverão ser numeradas e anteceder às referências bibliográficas completas, restringindo-se a comentários explicativos.

 

As referências bibliográficas deverão vir no próprio texto, com menção ao último sobrenome do autor, acompanhado do ano da publicação e do número da página. Exemplo: (Fernandes, 1972:51). As referências bibliográficas completas seguirão ao final do artigo, observando-se às regras da ABNT.

 

Recomenda-se, tanto quanto possível, O MESMO PADRÃO para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências. Os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguidos de espaço. Para o destaque dos títulos das obras pede-se, a fim de padronização, usar o itálico em vez de negrito.

 

As imagens devem vir incluídas no texto, além de serem encaminhadas em separado, no tipo de arquivo em que foram originalmente criadas e em alta resolução para impressão (300 dpi).

 

EXEMPLOS PARA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (conforme NBR 6023:2002 –

Informação e Documentação – Referências – Elaboração)

 

Livros:

 

SIMMEL, G. Filosofia do Amor. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

 


Capítulos de livros:

 

SANTOS, M. Imposto e algodão: o caso de Moçambique. In: Trabalho Forçado

Africano. Porto: Campos das Letras, 2007. p.191-230.

 

Ensaio em obra com trabalhos de apenas um autor

 

JAGUARIBE, H. Democracia e Governança. In: ___. Brasil, Mundo e Homem.

Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2008. p. 143-152.

 

Artigos em periódicos:

 

IANNI, O. Literatura e consciência. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, n. 15, p. 208-217, 1988.

 

Teses e dissertações:

 

MARTINS, A. M. As universidades como agentes da política pública. 1997.

 p.102  Tese (Doutorado em Administração e Supervisão Educacionais – Faculdade de Educação, Universidade Estadual Paulista, Ribeirão Preto,1997.

 

Congressos:

 

DINIZ, E. M. Os resultados da Rio+10. In: A CUPULA MUNDIAL SOBRE

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1, 2002, Johanesburgo (África do Sul):

Revista do Departamento de Geografia, USP Ribeirão Preto, 15, 2002. p.31-35

 

Artigos de jornal:

 

RÓNAI, C. Cidadania em Retalhos. O Globo, Rio de Janeiro, p. 12, 8 de novembro de   2012.

 

 A publicação do artigo confere ao autor três exemplares da revista.

 

Profª Drª Nanci Valadares

Editora dos "Estudos Afro-Asiáticos"

 

Colaborações devem ser enviadas para:

Estudos Afro-Asiáticos

Centro de Estudos Afro-Asiáticos

Praça Pio X, nº 7, 7º andar - Centro

20040-020 - Rio de Janeiro – RJ – Brasil

E-mail: estudosafroasiaticos@iuperj.br

Tel.:  (21) 2516-7401  – Ramal 7453

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.