JC e-mail 4675, de 01 de Março de 2013.

 

17. Saúde e esporte serão o foco da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

   

A escolha do tem está em sintonia com a realização de grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil: Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos

A décima edição do encontro ocorrerá entre os dias 21 e 27 de outubro e abordará o tema: "ciência, saúde e esporte". Na avaliação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a escolha da temática está em sintonia com a realização dos grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil: em junho deste ano, a Copa das Confederações; em 2014 a Copa do Mundo e, dois anos depois, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, no Rio de Janeiro, o que coloca o país no centro das atenções do esporte mundial. "As atividades vão mostrar como saúde, ciência e a tecnologia têm hoje papel essencial nesse domínio [desportivo], particularmente nas modalidades de alto desempenho", adianta o ministro.

O evento é realizado em todo o país, no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a colaboração de entidades e instituições de ensino e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). E, como acontece, a cada ano, as ações são promovidas em torno de uma temática de importância social.

Interesse

Segundo a coordenação nacional da SNCT, sob a responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI), a ideia neste ano é aproveitar o momento propício para despertar o interesse do público e da mídia para debater e realizar atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionados com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte.

A expectativa é também explorar e estimular a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos durante a prática desportiva, envolvendo diversos exercícios e movimentos e a iinteração com o meio ambiente, do ponto de vista da ciência. Para o diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secis, Ildeu Moreira, a temática pode contribuir para a expansão das atividades.

"Além de ter forte apelo entre jovens e crianças, o tema do evento deverá envolver um número maior de escolas, que é o nosso desafio", afirmou Moreira, que é coordenador nacional da SNCT. Ele lembra o sucesso e recorde registrado na edição passada, quando foram realizadas cerca de 28 mil atividades em mais de 700 municípios brasileiros, com o envolvimento superior a 900 instituições.

A mobilização verificada no ano passado dá continuidade à trajetória crescente em número de ações, cidades e parceiros. Na primeira edição, ocorrida entre 18 e 24 de outubro, foram promovidas 1.840 atividades, em 252 municípios, envolvendo 250 instituições e entidades de Ciência e Tecnologia (C&T).

Convite

A coordenação convida instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, saúde e esporte, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, empresas, clubes esportivos, entidades científicas e tecnológicas e organizações da sociedade civil, bem como cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, desportistas, comunicadores da ciência e todos os interessados para que coloquem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2013) em suas agendas.

Para participar da SNCT ou obter informações adicionais quanto às atividades, o interessado deve procurar a coordenação do evento em seu estado. Os contatos podem ser conferidos no site oficial do evento.

(Agência MCTI)

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.