Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4233

A SBPC e a Fundação Péter Murányi estabeleceram ontem (5/4), em São Paulo, um convênio pelo qual a entidade se compromete a apoiar a divulgação das pesquisas vencedoras do Prêmio.
Concedido anualmente desde 2002, o Prêmio visa reconhecer as descobertas científicas, de qualquer parte do mundo, que contribuam para o desenvolvimento e o bem-estar social das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte.

Como forma de apoiar o Prêmio, a SBPC reservará, daqui para frente, um espaço na programação científica de sua Reunião Anual para que o vencedor e mais dois finalistas do Prêmio tenham a oportunidade de fazer uma conferência sobre suas pesquisas. "Ao reconhecer o esforço dos pesquisadores, o Prêmio valoriza e ajuda a promover a ciência e a tecnologia no País", afirmou a presidente da SBPC, Helena Nader, após a reunião com os dirigentes da Fundação. "Como uma das principais entidades científicas do País, a SBPC não poderia deixar de apoiar esta iniciativa."

A cada ano, o Prêmio Péter Murányi contempla quatro áreas distintas, de modo alternado: desenvolvimento científico e tecnológico, alimentação, educação e saúde. Na edição de 2011, a área contemplada foi desenvolvimento científico e tecnológico, e o vencedor foi o médico Marcelo Britto Bassos, da Faculdade de Medicina da USP, que ganhou R$ 150 mil. Ele desenvolveu um tomógrafo que monitora a respiração artificial de pacientes em UTI e que possibilitou reduzir a mortalidade de pessoas nessas condições.

Os outros dois finalistas foram: a equipe liderada pelo agrônomo Júlio Cezar Franchini, da Embrapa Soja, pelo desenvolvimento e aprimoramento de tecnologia de manejo de solo; e o biólogo Philipe Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), por sua defesa dos serviços ambientais como estratégia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia rural. Saiba mais sobre o Prêmio em: http://www.fundacaopetermuranyi.org.br/main.asp?pag=index
(Assessoria de Comunicação da SBPC)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.