Jornal da Ciência (JC E-Mail) =

Edição 4153

Caberá ao ministro escolher um nome entre os indicados, em cada uma das áreas do conhecimento: ciências da vida, exatas e humanas
A SBPC encaminhou ao ministro da C&T, Sergio Rezende, lista tríplice com os nomes dos representantes da comunidade científica indicados pelas sociedades científicas para a composição do Conselho Deliberativo do CNPq.

Caberá ao ministro escolher um nome entre os indicados, em cada uma das áreas do conhecimento: ciências da vida, exatas e humanas.

O Conselho Deliberativo é a maior instância de poder decisório do CNPq, sendo responsável pela aplicação de recursos do CNPq, entre outras ações relativas às políticas institucionais. Além de integrantes da comunidade científica, o Conselho é composto pelo presidente e vice-presidente da instituição; pelos presidentes da Finep e da Capes; pelo secretário executivo do MCT e por representantes da comunidade empresarial e dos servidores do CNPq.

A indicação de nomes, que é apurada pela SBPC, é feita em dois turnos, junto às sociedades científicas. Uma vez elaborada a lista tríplice, esta é encaminhada ao ministro para escolha final dos nomes. Nesse escrutínio, houve empate no caso de dois indicados. Assim, na área de Ciências da Vida há quatro indicados.

Confira a relação dos indicados:

- Ciências Exatas: Adalberto Fazzio, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP); Vanderlan da Silva Bolzani, do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Luiz Davidovich, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

- Ciências Humanas: Gustavo Lins Ribeiro, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB); Sonia Maria Karam Guimarães, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Bertha Koiffmann Becker, da UFRJ.

- Ciências da Vida: Manoel Barral Neto, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Fiocruz; Adalberto Luis Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Erney Plessmann de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; Jerson Lima da Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.
(Assessoria de Imprensa da SBPC)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.