Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4262

UFMG assina convênio de cooperação com Universidade de Macau

O reitor Clélio Campolina e o vice-reitor Rui Martins da Universidade de Macau assinaram esta semana, termo de cooperação que prevê intercâmbio de professores e de alunos, desenvolvimento de projetos de ensino e de pesquisa.
O acordo decorre das atividades da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), da qual Campolina é o atual presidente, tendo Martins como vice.

"Macau é uma porta de entrada para a Ásia e faz parte da comunidade chinesa, de modo que esse intercâmbio representa uma abertura para a nossa relação com a China", comentou o reitor da UFMG. Segundo Eduardo Vargas, diretor de Relações Internacionais da Universidade, o acordo começou a ser gestado em 2010, quando representantes da entidade participaram, em Macau, de encontro anual da Aulp.

"Como presidente da Associação, o reitor Campolina apresentou a proposta de criação de um fundo para permitir a mobilidade de docentes e alunos entre as universidades de língua portuguesa", informa Martins.

Ele explica que a China definiu como estratégia fundamental para Macau (zona administrativa especial daquele país) a ligação com os países de língua portuguesa. "A Universidade de Macau atua como plataforma para essa cooperação, nos âmbitos acadêmico e de negócios", completa. Entre as áreas do conhecimento de maior interesse para o intercâmbio estão a Língua Portuguesa. "Nosso Departamento de Português assina convênios com instituições brasileiras e portuguesas e envia a elas várias turmas de alunos por ano."

Outras áreas de interesse são a microeletrônica, na qual Martins é reconhecido internacionalmente, e a engenharia elétrica.
(Agência de Notícias da UFMG)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.