JC e-mail 4044, de 02 de Julho de 2010.
Ciência Hoje On-line: A genética dos supercentenários
O que leva uma pessoa a ultrapassar a marca dos 100? Com base no perfil genético de 800 centenários, estudo identificou 150 assinaturas genéticas associadas à longevidade e desenvolveu um modelo para calcular se um indivíduo carrega essa predisposição
Vida e alimentação saudável certamente ajudam, mas a crença de que há um forte componente genético por trás da longevidade levou cientistas a buscar o que há de comum entre os genomas de pessoas centenárias. Conduzido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston e do Centro Médico de Boston, o estudo, publicado hoje na revista Science, chegou a diversas conclusões sobre as características dessa predisposição genética.
A primeira é que não há apenas uma resposta: como já era esperado, não há um ou dois genes associados à longevidade, e sim um conjunto de variações para que ela se faça presente. O estudo comparou dados genéticos de uma população de 801 centenários e supercentenários (aqueles que passam dos 110 anos) com os de 1.267 pessoas mais jovens com históricos similares.
Leia a matéria completa na CH On-line, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/07/a-genetica-dos-supercentenarios
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.