Os passos diários medidos objetivamente estão associados à depressão na idade adulta? Evidências de estudos de coorte indicando que adultos que aumentaram sua atividade em 1000 passos/d e acumularam mais de 7000 passos/d tiveram um risco 9% e 31% menor de desenvolver depressão, respectivamente.

Passos/dia


Sínteses de evidências recentes têm apoiado o papel protetor dos passos diários na redução do risco de doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas. No entanto, recomendações baseadas na contagem de passos devem cobrir resultados de saúde adicionais.

Objetivo: Sintetizar as associações entre contagens de passos diários medidas objetivamente e depressão na população adulta em geral.

Fontes de dados   Nesta revisão sistemática e meta-análise, uma busca sistemática nas bases de dados PubMed, PsycINFO, Scopus, SPORTDiscus e Web of Science foi conduzida desde o início até 18 de maio de 2024, para identificar estudos observacionais usando termos de busca relacionados à atividade física, medidas de passos diários e depressão, entre outros. Métodos de busca suplementares também foram aplicados.

Seleção de Estudos   Todos os estudos identificados foram carregados em um sistema de revisão on-line e foram considerados sem restrições quanto à data de publicação ou idioma. Os estudos incluídos tinham contagens de passos diários e dados de depressão medidos objetivamente.

Resultados 

  • Trinta e três estudos (27 transversais e 6 longitudinais [3 painéis e 3 coortes prospectivas]) envolvendo 96.173 adultos com 18 anos ou mais (variação de idades médias [DP]: 18,6 [0,6] a 91,2 [1,6] anos) foram incluídos.

Leia a publicação completa nesse LINK

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.