Cevnautas dos estudos sobre longevidade, essa pesquisa precisa ser acompanhada pelos nossos especialistas. Alguém tem mais dados? Segue nota da Agência Ciência Hoje:
Dispositivo pode prever a queda de uma pessoa
Doentes de Parkinson e epilepsia podem ser alguns dos beneficiados
Uma equipa de engenheiros norte-americanos está a desenvolver uma tecnologia capaz de prever quando uma pessoa vai cair. O sistema, que ainda só existe em protótipo, é um sensor sem fios que analisa a postura e o andar do utilizador, enviando um alerta se acontecer uma ruptura na sua rotina. O dispositivo é tão pequeno que pode ser anexado, por exemplo, a um cinto.
Os responsáveis deste projecto, do departamento de Engenharia Eléctrica e de Computação e de Cirurgia, da Texas Tech University (EUA), defendem que o seu trabalho pode beneficiar pessoas com problemas de equilíbrio, tais como doentes de Parkinson, epilépticos e a população sénior de uma maneira geral.
Nas pessoas com mais idade, uma queda pode ser mortal, lembra Donald Y. C. Lie, um dos investigadores envolvidos no projecto.
O aviso que indica a possibilidade de uma queda “pode desencadear-se por uma causa muscular ou relacionada com a visão ou pelo consumo de drogas” do indivíduo que está a ser observado.
Uma equipa médica recebe em tempo real toda a informação sendo analisada a base de dados que define os movimentos característicos do sujeito. O estudo foi já aprovado por um conselho que valida a investigação biomédica.
Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55401&op=all
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.