24/03/2011 · 17:31
IDOSOS LEVANTANDO PESO

É isso mesmo… a Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT) está incentivando os idosos sedentários a iniciarem um programa moderados de exercícios físicos e não apenas de caminhada, mas de musculação, levantando pesos.

“A recomendação é válida para todos os idosos saudáveis, isto é, para quem tem mais de 60 e vale até para quem tem mais de 90 anos e mesmo nessas idades avançadas, em três semanas o exercício começa a melhorar a qualidade de vida do idoso”, afirma André Pedrinelli, do Laboratório do Estudo do Movimento, do grupo de medicina do esporte do Hospital das Clínicas.

“A única droga que retarda o processo de envelhecimento é o exercício muscular”, garante Pedrinello, que afirma que a medicina comprovou que o envelhecimento biológico e a falta de uso dos músculos evoluem de forma paralela.

Perda de 1% ao ano

O presidente da SBOT, Osvandré Lech, confirma que o idoso deve fazer musculação e explica que a partir dos 30 anos o organismo começa a perder tecido muscular num ritmo de 1% ao ano. Além disso, o envelhecimento biológico inclui a morte programada das células, o faz com que os tecidos percam água e não a recuperem.

Essa perda de água faz com que as cartilagens da coluna se tornem menos espessas, “encolham”, explica Pedrinelli, mesmo processo que leva ao enrugamento da pele, à perda da musculatura, ao enrijecimento dos tendões.

Há perda de força também por causa da redução da bainha de mielina que recobre os neurônios, e que se reduz com a idade, afetando a condução neurológica e fazendo com que haja perda de equilíbrio. É por isso que um idoso tem dificuldade para se levantar de uma cadeira, por exemplo, passa a usar os braços como elemento adicional de força e equilíbrio e tem mais facilidade para abrir uma porta com maçaneta em L do que uma maçaneta redonda.

“Esse é o problema, mas a boa notícia é que as caminhadas, aliadas a um programa de musculação melhoram a força, o que resulta em melhora do equilíbrio”, explica. “Além disso, o exercício leva o idoso a dormir melhor, há melhora no funcionamento do intestino, a pressão arterial baixa, o batimento cardíaco se reduz e, extremamente importante, o exercício com pesos faz com que os ossos ganhem consistência”.

A preocupação com os ossos se explica, porque um osso mais forte é menos suscetível à fratura do colo do fêmur, problema típico do idoso e ainda muito grave, pois estatisticamente resulta em 30% de mortes.

“Mesmo os idosos com problemas, seja de hérnia de disco, de angina instável, de artrose avançada do joelho devem se exercitar”, diz o ortopedista.

A recomendação da SBOT é a mesma do Colégio Americano de Medicina do Esporte, exercício moderado pelo menos três vezes por semana, com duração de pelo menos 30 minutos. “E vale tudo”, diz Pedrinelli, subir a escada do apartamento, passear com o cachorro caminhando de forma enérgica e, sobretudo, musculação.

Tudo, claro, com orientação de um profissional de Educação Física!!!

Até logo,
Thaís

Fonte:  http://cartelatp.com/2011/03/24/idosos-levantando-peso/

Comentários

Por Roberval Pizano
em 26 de Março de 2011 às 13:47.

A matéria, embora muito interessante, possui alguns equívocos com relação ás orientações:

As novas recomendações do ACSM e CDC, reelaboradas por Haskel et al. (2007) incluiram algumas modificações:

- Sessões de atividade física moderada com pelo menos 30 minutos diários, contínuas ou acumuladas, NA MAIORIA DOS DIAS DA SEMANA.

- Inclusão de sessões de exercícios de resistência de força pelo menos duas vezes na semana.

É interessante ressaltar que as orientações não especificam "exercício físico" e sim "atividade física".

Por Thaís - Cartel Atp
em 30 de Março de 2011 às 11:38.

Oi Roberval, muito obrigada por sua ajuda! Farei as alterações no Cartel ATP!

Abs.,

Thaís
Cartel ATP - O Mundo da Educação Física
Visite o site: cartelatp.com


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.