Você já acompanha as ações da Virada da Maturidade?
Primeiro e maior festival gratuito do Brasil sobre longevidade, a Virada da Maturidade chega à 5ª edição com mais de 130 atividades previstas em São Paulo, Santos e outras cinco cidades entre os dias 25 e 27 de abril. Já na próxima quarta-feira, 24, um evento no Museu no Futebol marca a abertura da programação 2024, cujo tema é “O prazer de socializar não tem idade”.
Lançada em 2015, fruto do trabalho voluntário de centenas de profissionais de diversas áreas e especialistas em gerontologia, a Virada da Maturidade promove a qualidade de vida e o protagonismo da pessoa idosa, estimulando a reflexão entre gerações e o combate ao preconceito e discriminação etária, o chamado “idadismo”, por meio de ações de saúde, palestras e apresentações artísticas, entre outras atividades gratuitas.
“Suspendemos a programação em 2020 por causa da pandemia. Conseguimos retomar a mobilização no ano passado e agora ampliamos o alcance das atividades para Santos, Itapevi, Jundiaí, Guarulhos, Rio de Janeiro e Vila Velha, além da capital paulista, onde tudo começou”, diz a psicóloga Fernanda Gouveia, cofundadora e coordenadora da Virada da Maturidade, que tem o apoio de universidades, organizações não governamentais, iniciativa privada e poder público, incluindo secretarias do governo de São Paulo e das prefeituras da capital paulista e de Santos.
A programação é aberta ao público em geral, mas foca o bem-estar no processo de envelhecimento, a convivência e reflexão intergeracional de forma lúdica e educativa. Mais de 50 locais, como parques, museus, instituições de saúde, núcleos de convivência e outros espaços públicos e privados vão receber as atividades propostas por parceiros e pela equipe da Virada, avaliadas e selecionadas por um grupo de curadores de várias áreas de conhecimento e especializados em gerontologia e geriatria.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.