Cevnauta dos estudos indígenas, segue o concurso patrocinado pelo parceiro do CEV mandebemnoenem. Laercio

MANDE BEM NO ENEM PATROCINA O 1º CONCURSO INTERNACIONAL DE LITERATURA E REDAÇÃO

As produções literárias são voltadas a países que tem a língua portuguesa como oficial e etnias indígenas

Para conhecer mais a plataforma de educação, acesse:
www.mandebemnoenem.com.br
Mande Bem no ENEM, plataforma educacional que investe na aprendizagem de qualidade, gratuita e online para estudantes com interesse em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ingressar na universidade, patrocina a primeira edição do Concurso Internacional de Literatura e Redação Henrique José de Souza, em Nova Xavantina (MT), promovida pelo Instituto Brasileiro de Ação e Cidadania, o i-cultural.br.
O concurso literário tem como objetivo estimular a criatividade de crianças e adolescentes na língua portuguesa em diversas categorias como: Poesia, Dissertação, Recital de Poema, Biografia Resumida, e também na cultura indígena, através do Conto para as etnias Xavantes e Carajás. Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 15 de julho (terça-feira) pelo correio ou pelo site www.concursoliterariohjs.com.br.

A categoria “Poesia” visa atrair poetas profissionais ou amadores tanto nacionais como de outros países de língua portuguesa. Com o tema livre, qualquer poeta pode enviar sua obra para apreciação. A intenção do tema livre é proporcionar a liberdade de expressão ao poeta e fazer com que os vencedores tenham reconhecimento e publicação em antologia poética a ser impressa.
 
A categoria “Conto” é destinada aos índios Xavantes e Carajás que em língua nativa produzirão textos originais ou tradicionais sobre suas culturas. O objetivo desta categoria é preservar a língua, cultura e tradições dessas etnias, onde cada uma delas terá uma premiação.
 
A categoria “Redação” é voltada aos alunos do 9º Ano do Ensino Médio. Com o tema “Miscigenação na América do Sul”, terão que escrever de forma inovadora e criativa sobre as trocas culturais entre as diversas raças.
 
Já a categoria “Recital de Poesia” foi desenvolvida especialmente para algumas cidades do Vale do Araguaia, no Mato Grosso. Com o tema “Minha Cidade”, qualquer nascido ou residente das cidades Canarana, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Barra do Garças, Água Boa, Campinápolis e Nova Xavantina poderá escrever uma obra poética sobre sua cidade. As melhores produções serão pré-selecionadas até 22 de julho (terça-feira) e seus autores (ou representantes) recitarão suas obras na data da Premiação, onde uma obra de cada cidade será escolhida.
 
A última categoria, “Biografia Resumida”, é destinada aos membros da Sociedade Brasileira de Eubiose. Os candidatos terão que escrever uma biografia resumida com aspectos da vida pública de seu fundador: Henrique José de Souza.

O resultado final do I Concurso Internacional de Literatura e Redação Henrique José de Souza será publicado no dia 22 de julho (terça-feira) pelo site www.concursoliterariohjs.com.br, exceto a categoria Recital de Poesias, cujo resultado será divulgado em 9 de agosto (sexta-feira), data em que acontecerá a premiação na cidade de  Nova Xavantina, em Mato Grosso.

A premiação oferecida será de notebook, tablet, viagem ou prêmios em dinheiros, de acordo com a categoria.

Sobre o Mande Bem no ENEM:
O Mande Bem no ENEM, criado em 2009 pelos irmãos Fernando Giannini e Maurício Giannini, investe na aprendizagem de qualidade, gratuita e online para estudantes que tem interesse em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O programa de estudos tem como diferencial as aulas transdisciplinares onde todos os objetos de aprendizagem tais como: vídeoaulas, exercícios, simulados, roteiros de leitura, games, podcasts, animações foram pensados a partir de uma análise do que é solicitado no ENEM. Além disso, o site Mande Bem no ENEM também disponibiliza teste vocacional para os jovens que estão em dúvida em qual profissão escolher. O teste revela sobre as suas aptidões e o mercado de trabalho.
Os conteúdos das mais de 40 videoaulas disponíveis no site do Mande Bem no ENEM são produzidos especificamente para o exame e são subdividas em cinco áreas do conhecimento: Natureza (Ciências da Natureza e suas Tecnologias); Número (Matemáticas e suas Tecnologias); Cultura (Ciências Humanas e suas Tecnologias); Comunicação (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias); Letras (Redação, Inglês e Espanhol). Ao final de cada conteúdo é possível realizar o teste para saber em quais áreas o estudante está melhor preparado e quais precisa se dedicar mais.
Acesse também;
www.facebook.com/mandebem.noenem
Twitter - @mandebemnoenem
 
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa – MANDE BEM NO ENEM
MARRA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tel.: (11) 3258-4780
Paulo Marra: marra@paulomarra.com.br
Camila Miranda: camila@paulomarra.com.br

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.