Cevnautas do judô & lutas, vamos divulgar e participar? Laercio

COB abre inscrições para segunda turma da Academia Brasileira de Treinadores

Curso será voltado para treinadores de judô, lutas associadas e taekwondo O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) abre, a partir do dia 4 de setembro, as inscrições para a segunda turma da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Serão oferecidas 102 vagas para profissionais de judô, lutas associadas e taekwondo. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de setembro, através do link http://www.cob.org.br/cultura-e-educacao/instituto-olimpico-brasileiro e os interessados devem ser profissionais de Educação Física, devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e, preferencialmente, filiado na Confederação Brasileira da respectiva modalidade. As inscrições serão feitas conforme o edital do processo de seleção, disponibilizado no site do COB. Após a inscrição, os treinadores passarão por um processo seletivo. O curso é inteiramente financiado pelo COB, através de bolsas concedidas aos treinadores.

A ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), departamento de educação do COB, com o objetivo de melhorar o sistema de preparação esportiva no país, preenchendo a carência na formação do treinador esportivo de alto rendimento com vistas aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e ao futuro do esporte nacional. A ABT visa ainda complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, com foco no esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.
"O COB vê a capacitação de treinadores como um caminho fundamental para buscar a superação de um ponto crítico do esporte brasileiro. Atualmente existe uma lacuna na formação de profissionais interessados em atuar no esporte de alto rendimento como treinador. Queremos com a ABT formar treinadores que possam contribuir para o desenvolvimento esportivo e alcançar resultados positivos em nível mundial. Com isso, além de contribuir para o aprimoramento técnico das diferentes modalidades, a ABT vai de encontro à estratégia definida pelo COB de tornar e manter o Brasil uma potência olímpica", observou Augusto Heleno, superintendente do Instituto Olímpico Brasileiro.

A Academia Brasileira de Treinadores desenvolve suas atividades por meio do Curso de Esporte de Alto Rendimento. O curso é desenvolvido através de oito módulos presenciais, outros três à distância e mais três módulos de estágio, voltados para duas áreas: Desenvolvimento Esportivo e Aperfeiçoamento Esportivo e terá duração de aproximadamente dois anos, de 2013 a 2015. Cada um dos três módulos de estágio tem duração média de uma semana. O primeiro é nacional, em uma organização esportiva ou educacional do Brasil, e os dois últimos são internacionais, com treinadores de referência mundial, que virão ao Brasil passar suas experiências aos alunos da ABT. "Acreditamos que dessa maneira os treinadores poderão passar por um processo de capacitação eficiente e aprofundada, sem impactar na condução das suas obrigações diárias nos clubes, escolas e outros", afirmou Soraya Carvalho, gerente do IOB. O IOB abrirá turmas anualmente sempre para três ou quatro modalidades olímpicas diferentes. A primeira turma da ABT, que termina suas atividades em setembro de 2014, é voltada a profissionais de atletismo, ginástica artística e natação. Até 2018, a ABT pretende formar 432 técnicos em 14 modalidades. "Vamos formar um grande numero de especialistas destas modalidades. O que, no nosso entender, vai acelerar o desenvolvimento destas modalidades e, por consequência, do esporte brasileiro", disse Soraya Carvalho.
Após concluir o curso, os treinadores formados receberão um certificado que o denominará Treinador Nacional em Esporte de Alto Rendimento, na área de concentração Desenvolvimento Esportivo ou Aperfeiçoamento Esportivo, dentro da classificação que lhe for concebida.

Consultores - A Academia Brasileira de Treinadores conta com um seleto grupo de Consultores de Honra, composto por treinadores com experiência em Jogos Olímpicos, assim como profissionais importantes ligados ao esporte olímpico brasileiro. Os Consultores de Honra são responsáveis por contribuir com as diretrizes gerais e com os aspectos técnicos do funcionamento da ABT. Os consultores anunciados até o momento são: Geraldo Bernardes, treinador olímpico de judô; Bernardo Rocha de Rezende, Bernardinho, treinador olímpico de vôlei; Nélio Moura, treinador olímpico de atletismo; Paulo Wanderley Teixeira, presidente da CBJ; Agberto Guimarães, Diretor de Esportes do Comitê Organizador Rio 2016; Marcus Vinicius Freire, Diretor Executivo de Esportes do COB; Ricardo de Moura, Superintendente Técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos; e Ricardo D´Angelo, treinador olímpico de atletismo.

Instituto Olímpico Brasileiro é o departamento de educação do COB para o esporte olímpico. O seu objetivo maior é gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento. Em cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, o IOB pretende contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.

Assessoria de Comunicação
COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO
BRAZILIAN OLYMPIC COMMITTEE
Av. das Américas, 899 Barra da Tijuca 22631 000 Rio de Janeiro RJ Brasil Tel. [55 21] 3433-5935 | Fax. [55 21] 3433-5590 www.cob.org.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.