Senhores, gostaria de iniciar uma discussão sobre o tema, o que vocês tem a dizer sobre o tema, e se podem apresentar estudos relacionado ao tema, abraços.
Comentários
Por
Mauro Cesar Gurgel de Alencar Carvalho
em 20 de Junho de 2009 às 17:55.
Oi José Algfredo
Há alguns anos atrás, se não me engano em 2000, houve uma postagem de relatos de técnicos e pessoas que são ou de algum modo já foram envolvidas com Judo falando sobre especialização precoce no site da judobrasil. Os primeiros pareceres renderam uma boa sequencia de outros pareceres e discussão. Contudo o site perdeu o interesse em publicar trabalhos científicos e se limitou a vender material esportivo e publicar notícias de política esportiva.
Por
Fabricio Boscolo Del Vecchio
em 21 de Junho de 2009 às 12:10.
Diferente do que o Mauro disse, acaba de sair no proprio site da judobrasil um trabalho do nosso grande amigo Denis.
Eu li e acho que o texto é de primeira linha, vale conferir!!
Do resto, concordo com ele quanto ao bom material divulgado previamente no mesmo site!
Zé, perguntei se você tinha artigos novos sobre a temática que levantou na lista, há tempos atrás? Nada de novo? De uma vasculhada na net que acaba de sair um estudo espanhol sobre aspectos técnico-táticos entre juvenis.
F
Por
Mauro Cesar Gurgel de Alencar Carvalho
em 22 de Junho de 2009 às 11:30.
Amigos do Judo
Fico muito feliz com o Denis e o Marco Aurelio pelo trabalho bem feito. Precisamos de material sobre a parte pedagógica do Judo.
Com certeza, não vou entrar no mérito deste ou daquele site optar por um ou outro caminho - cada um sabe o que quer para si. Existe o livre-arbítrio para isso.
Mas, por outro lado, o livre-arbítrio nos profere tanta liberdade que tem até gente que tenta ensinar algo, mesmo quando tem pouca ou nenhuma experiência sobre o assunto. Por isso continuo dizendo: cada um com seu cada um e cada um acredita no que quiser.
Daqui do ensolarado Rio de Janeiro, da beira da praia de Ipanema, deixo a todos um abraço,
Mauro Gurgel
Por
José Alfredo Olivio Junior
em 2 de Julho de 2009 às 09:57.
Bom dia a todos, Fabrício estou com este estudo espanhol, achei interessante pois aborda aspectos que discutirei em minha dissertação, quanto a este publicado pelo Denis, que o judô Brasil divulgou, achei muito interessante e preciso estudá-lo com mais calma.
Tenho a sensação que carecemos de estudos que abordem a metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem no judô, pois, talvez uma melhor organização dos meios e métodos utilizados podem proporcionar um melhor desenvolvimento do judô competitvo, bem como "proteger" os praticantes mais jovens da especilização inadequada (precoce). Vendo um pouco o lado da prática, é comum observar-mos judocas com grande potencial "ficarem pelo caminho" em direção ao alto rendimento. Meu questionamento é se há uma forma de organizar-mos um modelo de treinamento a longo prazo para contemplar em diferentes momentos da vida esportiva do judoca aspectos mais importantes, e se há estudos abordando isto, se houver, por favor me indiquem. obrigado a todos.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.