Olá Professores e Professoras......

Estou chegando na comunidade agora, abaixo coloquei um resumo científico apresentado no Congresso de Jundiaí,o intuito foi divulgar os pilares filosóficos do Judô e sua importância no desenvolvimento infantil.

Os senhores e senhoras acham que é trabalhado isso com os judocas nas classes infanto, infantil e entre outras?

Vejo muitos professores(as) divulgando sempre a importância do judô no desenvolvimento motor ( e digamos concordo plenamente), mas com o objetivo que Kano Shihan desenvolveu o Judô ( desenvolvimento físico e mental) não seria válido nós divulgarmos mais a parte filosófica do judô ?

Existem diversos professores(as) nesta comunidade que trabalham este lado, isso tenho certeza, só que sabemos que não é o geral que encontramos por ai.

A IMPORTÂNCIA DO JUDÔ PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

NO ESTÁGIO OPERATÓRIO-CONCRETO.

¹Salles, Kleber Caldas;  ²Jorge, Rodnei;  ³Maurício, Denise Rodrigues;

¹Universidade Bandeirante de São Paulo; ² Instituto Biodelta de Ensino e Pesquisa; ³Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo/SP

 

Introdução: A filosofia do Judô é baseada em: Jitakyoei(bem estar e beneficio mútuo), Seiryokuzenyo(máxima eficiência com mínimo esforço) e Ju(suavidade). Nesta fase que a criança passa por transformações, no que esses pilares podem contribuir para esse desenvolvimento?A história de judô mostra que mais que um esporte o judô é uma filosofia de vida. Onde o respeito e disciplina são características marcantes. Objetivos: unir a filosofia do judô ao desenvolvimento cognitivo no estágio operatório concreto de Jean Piaget (fase de iniciação no judô), com intuito de definir quais pontos o judô pode contribuir. Devido as características que se iniciam nesta fase, a criança pode compreender além de regras, a importância de suas atitudes, transposição de idéias e a reversibilidade de pensamento. Métodos: estudo dos princípios do judô através de pesquisa e observação aos treinos, desta forma possibilitando a união e a comparação com a teoria da aprendizagem, mais especificamente do Operatório concreto. Resultados:. Em um primeiro momento os exemplos encontram-se o mais próximo da realidade, o benefício mútuo encontra-se no auxílio de um judoca mais graduado a um menos graduado, mesmo sendo um esporte individual o judô não é um esporte individualista, a máxima eficiência com o mínimo de esforço é o princípio que mais rapidamente é assimilado pelas crianças já que sem ele as técnicas do judô não tem máxima eficácia e a suavidade é caracterizada em seu comportamento, não se pode haver transposição dos limites, o equilíbrio é fundamental.Todos são exemplos de fácil assimilação para uma criança, pois ela tem contato com essas situações a todo treino.Conclusão:. Então podemos concluir que O JUDÔ ATRAVÉS DE SUA FILOSOFIA PODE SIM INFLUENCIAR E AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO ESTÁGIO OPERATORIO CONCRETO NA ASSIMILAÇÃO DE REGRAS, TRANSPOSIÇÃO DE IDÉIAS E NA EVOLUÇÃO DE SUAS RELAÇÕES SOCIAIS.

musicakl@hotmail.com

Espero que gostem.....

Abraços a Todos


Kleber Salles

musicakl@hotmail.com

www.judotuchida.webnode.com.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.