O Karatê em seus diversos estilos, na escola se torna uma arma em prol do aumento da violência ou mais uma forma de contribuir na construção e desenvolvimento da educação?
Comentários
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Joice Silva
em 30 de Janeiro de 2012 às 00:17.
Estou em busca do seu livro para comprar mas, já busquei na internet e não encontrei. Se possível me passe informações de onde posso adquirir.
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Joice Silva
em 29 de Janeiro de 2012 às 15:59.
Tudo na vida depende da maneira como encaramos e desenvolvemos. Se o karatê estiver sendo desenvolvido por um professor comprometido e compreenda toda a dimensão pedagógica dessa Arte Marcial com certeza pode ser utilizado na escola como mecanismo de aprimoramento do sujeito como cidadão. Eu comecei no Ensino Médio na escola e minhas ações posteriores ao inicio da prática estão sempre voltadas para o cuidado com uma sociedade melhor. Me tornei professora e mesmo não dando aula de karatê na escola, promovo nas aulas de Educação Física a compreensão de como todas as artes marciais tem o seu valor. Porém, sabemos que muitos professores utilizam das lutas como mecanismo de briga, superioridade física, etc. Como disse depende de quem está trabalhando e quais os seus propósitos.
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Marcelo de Carvalho Souza
em 29 de Janeiro de 2012 às 17:07.
olá Joice concordo plenamente no que você fala,sou estudante do curso de educação física e sou faixa marrom de caratê,atualmente ministro aulas de carat~e em uma escolapública daqui de Brasília-Df,sou voluntário dessa escola,são alunos da educação infantil,passo para meus alunos a filosofia do caratê...
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Smayk Barbosa Sousa
em 29 de Janeiro de 2012 às 20:44.
Joice e Marcelo, Obrigado por participarem, e aproveitando quero relatar que advogo a favor e me aproprio de suas falar sempre quando falo desse assunto, realmente dependo do profissional que ensina e a filosofia das artes marciais é uma arma muito poderosa para a construção e manuteção da educação.
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Joice Silva
em 30 de Janeiro de 2012 às 00:11.
Gostaria de trocar mais informações com você a respeito desse assunto. Recentemente, dei uma palestra em uma universidade tratando sobre o Professor de Educação Física trabalhando com o ensino das Artes Marciais sem se especialista na área (assim como não somos em diversas modalidades de conteúdos que são"ditos" da Educação Física). A palestra tentou mostrar que o conteúdo lutas pode ser desenvolvido em todos os níveis de ensino mas, que em cada um deve ater às questões sociais dos estudantes, além da consciência das lutas propriamente ditas diferenciando-as das brigas. Tento levar artigos e vídeos para todas as turmas, mas, observo quais as que estão preparadas psicologicamente para entenderem essas diferenças.
Se possível gostaria que nos comunicassemos por email: joycefetucsal2005@gmail.com
Sou educadora do serviço público na bahia e já tenho atividades desenvolvidas com lutas na escola. Agradeço se puder me ajudar com outras ideias, textos, recomendações.
OSS
Abraço
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Tatiana Zuardi Ushinohama
em 30 de Janeiro de 2012 às 13:43.
Eu concordo com a Joyce que tudo depende da maneira em que o professor abordará o conteúdo.
Mas eu particularmente não reomendo ensinar nenhum movimento de soco e chute em uma aula de ed. física escolar, principalmente pq o professor não tem o tempo necessário para coordenar filosofia e movimento em três horas/aulas de forma que não aconteça nenhum incidente na escola ou fora da escola.
As minhas pratica seriam voltadas para brincadeiras q transmitissem o conhecimento da filosofia e da arte de defesa, mas sem ensinar nenhum movimento de ataque contra outro ser humano
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Amauri Jose do Nascimento
em 8 de Fevereiro de 2012 às 19:28.
OSS!!! Sou pref. de karatê, faixa preta, e estudante de educação física, tenho atuação em vários projetos em minha cidade "recife-PE" em escolas publicas, por sinal tratados com muito respeito, por partes das direções das escolas, pelo efeito que veio a trazer para elas, e seu alunos, assim venho só complementar a amiga Tatiana Zuarde, que no karatê, antes de se aprender a dar uns “socos” você aprende a se defender “aplicação de defesas”, e nunca vice e versa, dando a origem de uma arte marcial, de alto defesa, sendo assim de tremenda importância, do professor enfatizar uma técnica mais que a outra, como muitas pessoas tem contato com essa arte através de vídeo de campeonatos, baseiam se em filmes, às vezes causam essas impressões, na população q a ver de um angulo de competição, ou fictício, que é totalmente diferente de um ambiente dentro de um dojo “local de treinamento” onde são aplicadas as regras da arte marcial como o dojokun “lema do karatê ou lema da academia” fazendo com que o praticante enxergue a doutrina a parte social, passando a ser de grande importância a analise psicológica do praticante ou candidato a mesma.
Por tanto fica a minha conclusão que, o professor, é sim um espelho para os alunos.
Des de já, fico grato por participar desse grupo, e espero que realmente tenhamos mais debates, pôs na verdade isso so tem a enriquecer a todos.
OSS!!!
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