http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/08/jogos-de-toquio-2020-terao-escalada-surfe-skate-carate-e-beisebolsoftbol.html

Finalmente seremos Olímpicos.

O que acham que serão as maiores dificuldades para a modalidade?

Comentários

Por Edson Madeira Silva
em 9 de Agosto de 2016 às 13:35.

Pois é, estou no Rio de Janeiro, onde sou responsável pela equipe de karate de uma universidade. Além dessa função, também apoio a federação universitário do estado na organização das competições universitárias, as quais considero de suma importância para o desenvolvimento do esporte, principalmente pelo fato de ser uma possibilidade de gerar pesquisas científicas que possibilitem o desenvolvemento ainda maior do esporte. No entanto, por ser filiado a federação que normatiza as competições, considerada federação olímpica, tenho uma boa experiência para opinar.

Penso que não basta ser somente olímpico. Temos que passar por um processo de renovação das federações, as quais ainda sofrem as mesmas influências de nossa política nacional. Ressalto que fui convidado a ser o diretor de ensino acadêmico da federação, cargo que me levaria a organizar commpetições estudantis e universitárias, bem como sugerir metodologias de avaliação para formação de instrutores faixas pretas. Perguntem se deixaram? NÂO.

Os políticos de federações possuem os mesmos vícios dos políticos, pensam apenas em benefício próprio, principalmente quando se discute as verbas.

Paa não ser totalmente pessimista, acredito que pelo fato de se tornar olímpico, muitas pessoas que haviam abandonado sonho voltem, principalmente as pessoas que possuem pelo esporte o ideal olímpico, com coração amador, que no esporte o prazer, a educação e a possibilidade de melhoria da condição social dos menos favorecidos.

AMO O KARATE, por isso me empenho a 41 anos para que sua filosofia não se perca nesse processo de evolução esportiva, e afaste as pessoas que utiizam-se de cargos para benefício próprio e não da sociedade.

Rumo à Tokyo 2020 

Oss!

Por Rafael Carvalho da Silva Mocarzel
em 14 de Janeiro de 2017 às 20:39.

Boa noite, caros amigos e colegas!

Trago aqui mais uma colaboração para o meio acadêmico e desportivo com a publica do artigo "Inclusão de pessoas com deficiência através das lutas e artes marciais".

Foi publicado por mim na Espanha no fim de 2016 pela "Revista de Artes Marciales Asiática".

Segue o limk abaixo. Espero muito que fiquem satisfeitos! Obrigado e boa leitura para todos!

http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/artesmarciales/article/view/4177/3722


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.