Espaço aberto a discussão,
Trata-se de um desafio. É chegado o momento? PÉGA? OU NÃO PÉGA? [parafraseando o autor da expressão] Dr Eduardo Carlezzo, diretor jurídico, é integrante da CEVLEIS, desde a sua instituição. alberto puga,moderadorComentários
Por
Alberto Puga
em 27 de Janeiro de 2016 às 13:07.
Por
Alberto Puga
em 26 de Janeiro de 2016 às 09:14.
atualizando...leer RDI n.1/2016
fonte
http://www.cbf.com.br/noticias/a-cbf/resolucao-da-cbf-sobre-a-copa-sul-minas-rio?ref=bigfeatured#.VqdSvJorLMw
Por
Alberto Puga
em 26 de Janeiro de 2016 às 09:16.
atualizando...
Por
André Luiz Villares Monteiro
em 26 de Janeiro de 2016 às 10:19.
Difícil questão, pois pode ser analisada em diferentes ângulos...
A princípio, tende a "pegar", pois boa parte da mídia esportiva a apoia. Geralmente, a base do raciocínio é analisar que a Liga vai contra o sistema vigente, contra os atuais dirigentes da CBF (mesmo que o discurso da Liga, em muitos momentos, seja conciliador e não revolucionário, como esse senso comum quer enxergar), contra a Ferj... e pronto! Estão definidos os campos opostos e automaticamente ocorre a adesão a esse campo "oposicionista".
Por outro lado, não podemos, a meu ver, deixar de analisar algumas lacunas da Primeira Liga, pelo menos até agora. Um primeiro ponto a esse respeito é que suas demandas são, prioritariamente, políticas e portanto, a repercussão na mídia parece ser vista como mais importante do que a elaboração de um projeto mais profissional, com ideias mais claras e transparentes sobre o futebol brasielro (a esse respeito, podemos ver na escolha do CEO da Primeira lIga, que privilegia alguém mais ligado às estruturas dos clubes a buscar alguém mais técnico e mais independente de clubismo). Como se isso não bastasse, a própria Primeira Liga não tem um site próprio, não permitindo, assim, a publicidade de seus estatutos, do regulamento geral da competição, do ouvidor da competição e outras informações! Não consegui achar, em lugar nenhum até agora, essas informações que acho fundamentais para uma competição.
Um outro ponto que não tenho conhecimento é em relação à aplicação da Justiça Desportiva nesse campeonato. Em qual tribunal desportivo haverá o julgamento dos casos pendentes (julgamento de um cartão vermelho, p.ex.)? A princípio, pensei que fosse no STJD, mas se a CBF não reconhecer a competição, isso parece inviável, não? Como resolver essa questão? A Liga, por ser uma liga concorrencial, não precisaria ter um TJD próprio para aplicar a justiça desportiva em seus fóruns?
Por
Alberto Puga
em 26 de Janeiro de 2016 às 14:04.
RDI n.1/2016 texto na Biblioteca Cev
http://cev.org.br/biblioteca/rdi-n-01-2016/
alberto puga,moderador
Por
André Luiz Villares Monteiro
em 26 de Janeiro de 2016 às 15:28.
Depois de muita pesquisa, consegui o endereço do site da Primeira Liga, que tem algumas das questões que procurava.
O site é: www.primeiraligabr.com
Por
Alberto Puga
em 28 de Janeiro de 2016 às 19:35.
agora péga...
acesso http://www.cbf.com.br/noticias/a-cbf/acordo-entre-cbf-federacoes-e-clubes?ref=bigfeatured#.VqqH7ZorLMw
alberto puga,moderador
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.