Cevnautas da Lusofonia, o 9º Congresso está repercutindo as aspirações dos professorers. Laercio

Alunos devem ter 3 horas de educação física por semana
por Agência Lusa, publicado por Helder Robalo Ontem 11 comentários

Os alunos têm de ter pelo menos três aulas semanais de Educação Física para que haja benefícios da prática desportiva, defenderam centenas de professores, contestando a decisão governamental de reduzir a carga horária desta disciplina.

Durante o fim de semana, mais de 500 professores estiveram reunidos em Lisboa no 9º Congresso Nacional de Educação Física (CNEF) para discutir algumas das decisões ministeriais que os preocupam, como a reforma curricular que veio permitir às escolas definir o número de horas de educação física, dentro de limites mínimos e máximos fixados pela tutela.

Este ano, a disciplina já viu reduzida a carga horária semanal em algumas escolas, segundo um estudo realizado pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e pelo Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF) que foi apresentado durante o encontro.

Os docentes defendem, no entanto, que os alunos precisam de ter "um mínimo de 3 aulas semanais distribuídas na semana, em dias não consecutivos, respeitando o seu tempo útil".

O CNAPEF lamentou a redução da carga horária destas aulas e a "discriminação negativa da avaliação dos alunos na disciplina, única a não ser considerada para a média final dos cursos do ensino secundário e de acesso ao ensino superior".

Para os professores, a importância educativa e a nível de saúde da prática de Educação Física é óbvia e, por isso, a decisão ministerial só pode ter sido baseada num "preconceito": "Recusamo-nos a acreditar que seja por pura ignorância, ou que esta seja tão gritantemente cega. Portanto, só pode ser mesmo por preconceito", criticou o presidente do CNAPEF, João Lourenço.

FONTE: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3089228

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.