Pessoa, a Bibliotena Nacional Digital de Portugal vai se consolidando também como um portal de grande repercussão para os autores lusófonos. laercio

De: Serviço de Relações Públicas
bn.csocial@bnportugal.pt Tel.: 21.7982168

PORTUGUESE CULTURE – Um novo recurso da Biblioteca Nacional Digital

Apresentação | BNP – Sala de Projecções | 05 Janeiro de 2010|16h00

É apresentado a 5 de Janeiro de 2010, na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), o Projecto Portuguese Culture, uma colecção especial da Biblioteca Nacional Digital (BND) que visa tornar livremente acessíveis na Internet traduções em língua inglesa de obras de autores portugueses, bem como quaisquer obras que, nessa língua, abordem temas de cultura portuguesa ou sobre Portugal. A sessão contará com a presença do Presidente da FLAD, Rui Machete, e do Director-Geral da BNP, Jorge Couto.

Da responsabilidade da BNP, com o patrocínio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Portuguese Culture é uma iniciativa através da qual ambas as instituições reconhecem a importância de promover a internacionalização da cultura portuguesa.

A colecção digital Portuguese Culture compreenderá uma variedade de materiais digitalizados pertencentes aos acervos da BNP (manuscritos e impressos, iconografia, cartografia, etc.,) abrangendo essencialmente obras de interesse histórico que se encontram no domínio público, mas também conteúdos mais recentes relativamente aos quais venha a ser obtida a necessária autorização.

Entre os conteúdos que, a partir da referida data, estarão disponíveis em Portuguese Culture, contam-se livros sobre os descobrimentos, as campanhas inglesas em Portugal no tempo das invasões francesas, a partida da corte para o Brasil, Os Lusíadas de Luís de Camões ou três livros de poemas em língua inglesa de Fernando Pessoa; vistas de Lisboa e outros lugares de Portugal, assim como mapas maioritariamente dos séculos XVIII e XIX, impressos na Grã-Bretanha ou nos Estados Unidos da América do Norte. Prevê-se para 2010 um crescimento substancial desta nova colecção especial da Biblioteca Nacional Digital, que será continuada nos anos seguintes.

A Biblioteca Nacional Digital (http://bnd.bnportugal.pt/) é o repositório e serviço de acesso em linha aos conteúdos digitais disponibilizados pela Biblioteca Nacional de Portugal e actualmente ainda o único recurso de Portugal integrado na Biblioteca Digital Europeia – Europeana (http://www.europeana.eu/). Mais informação sobre Portuguese Culture em http://purl.pt/index/porCulture/EN/index.html.











Para mais informações, por favor, contacte-nos através do endereço bn.csocial@bnportugal.pt ou dos telefones: 21 798 2166/67/68.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.