Tenho escrito sobre Capoeira(gem). E de repente, me vejo na contingencia de escrever sobre a relação da capoeira(gem) e as ’capoeiras’, melhor, sobre a lúdica e o movimento das populações trazidas para o que hoje chamamos de Brasil, dos diversos recantos do antigo império português - hoje, a comunidade lusófana.

Tem-se que a Capoeira é uma atividade física - vamos chama-la por hora assim - de criação nacional. Alguns Capoeiras buscam suas porigens na África, considerando srr esta a terra de origem dos escravos para cá trazidos, esquecendo-se de que, chamados de ’negros’ estão para além dessa territoriedade - a Mãe-África!

Acompanhando as colocações do Mestre André Lacé Lopes - Quilombo do Leblon - e do Javier - FICA, e sua Sala de Pesquisa -, percebe-se que recebemos ’negros’ não só da Mama-África, mas da Oceania e da Ásia - lembrando que Portugal foi o ’primeiro império onde o sol nunca se punha’... depois, a Espanha, e depois a Inglaterra...

Além das características dee lúdica e movimento existentes na África, identificadas as semelhanças com os movimentos das capoeiras - Angola, Regional, e Contemporânea -, além daquilo que chamei de capoeiras primitivas - tiririca, batuque, pernanada(s), punga, carioca, etc. e mais recentemente, o ’agarre marajoara’... 

N´golo, savate, fado portugues, frevo, samba, semba, os movimentos encontrados nas reuniões, nas Antilhas...

Dá um bom caldo - traço de união? Portugal...

Comentários

Por Aurea Emilia da Silva Pinto
em 7 de Setembro de 2009 às 09:02.

Olá Leopoldo,  desejo grandes escritos sobre as Capoeiras(gens), os estudos no campo da ludicidade e do movimento, na busca da integração do corpo físico, mental, emocional, transcedental, cultural, e tantos outros... certamente seus escritos dará um bom caldo. Sucesso!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.