Pessoal, agradecemos ao Prof Jorge Bento o envio das conclusões do Congresso de Maputo.

XIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

MAPUTO: 30 de Março a 2 de Abril de 2010

C O N C L U S Õ E S

Vindos de Angola, do Brasil, de Moçambique, de Portugal e de mais cantos do globo, cerca de quatrocentos e cinquenta académicos, quadros superiores e outros profissionais do desporto e da educação física reuniram-se em congresso na cidade de Maputo, de 30 de Março a 2 de Abril.

Foram quatro dias mágicos e solares, prolongados por noites estreladas e de Lua Cheia. Do céu desceu sobre nós um clarão iluminando-nos a razão. Do Oceano Índico soprou uma brisa que nos inebriou o corpo e a alma com uma cantante comoção e gratidão.

Uma voz ética e estética sussurrou-nos que a ciência sem consciência destrói o espírito, atirando para a queda no abismo da perda do humano e do empobrecimento em termos de princípios e valores civilizacionais, culturais e universais.

Esta voz fala alto dentro de nós, num registo de admiração e espanto pela capacidade empreendedora, pelo desprendimento e esforço transbordantes e pela desmedida generosidade que impulsionaram os colegas moçambicanos. Durante longos meses mobilizaram-se e superaram-se para nos oferecer um acolhimento e um congresso tecidos do fio mais fino com que os bordados da hospitalidade, amizade e cordialidade atingem a forma do esplendor.

Os dias do evento passaram demasiado depressa, como convém ao saber e ao sabor da existência, porquanto em todos eles celebramos efusivamente a festa da vida e a nossa sensibilidade foi levada nas asas do afecto aos píncaros da excelência, da leveza, da beleza e da verdade. Estivemos literal e confortavelmente em casa, revivendo um clima de desvelo, aconchego, protecção, amparo e regalo que é cada vez mais raro no desvario com que o mundo corre célebre para a fealdade da desumanização.

Por isto, que é  muito e incomensurável, erguemo-nos neste momento, implorando aos deuses de todas as crenças e boas vontades que cubram de graças e bênçãos os nossos caríssimos parceiros e amigos da Universidade Pedagógica e de outras instituições de Maputo e Moçambique, deste País que é justificadamente uma terra da boa gente. Para eles e para o povo moçambicano o nosso muito obrigado. Bem hajam! Saudemo-los com uma calorosa salva de palmas.

Mais uma vez o congresso cumpriu inteiramente a sua função, dando um contributo notável para a concretização sempre crescente da causa que nos move. Renovaram-se os encontros, alargaram-se conhecimentos, trocaram-se ideias, experiências e olhares, aprofundaram-se e reforçaram-se os laços e projectos de cooperação, cumplicidade e solidariedade. Novos rostos, protagonistas e problemáticas surgiram sob as luzes da ribalta, garantindo assim a continuidade do movimento e o aparecimento de novas áreas de estudo, reflexão e pesquisa socialmente relevantes.

Temos, pois, subida moral para pedir ao Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica que transmita aos Exmos. Embaixadores dos Países de Língua Oficial Portuguesa e a Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Moçambique a seguinte solicitação:

  • Que os governos e parlamentos da CPLP criem e promovam, efectiva e substancialmente, programas de mobilidade de docentes, pesquisadores e estudantes do ensino superior, no espaço lusófono;
  • Que as mesmas entidades se empenhem activamente na implementação real e visível do acordo ortográfico;
  • Que as entidades financiadoras de projectos de pesquisa avaliem os respectivos autores em função do mérito do seu Curriculum Vitae e dos seus trabalhos e não em função destes serem publicados em língua inglesa ou portuguesa; ou seja, que ponham fim ao descaso e menoscabo de que a última está sendo vítima.

Saímos deste congresso mais enriquecidos, mais unidos, mais determinados, mais fraternos. E também vamos partir inundados de felicidade, carregados e sobrepujados, no coração e nos olhos, com o peso e o sentimento agridoce da incontida saudade.

Sim, a saudade e a ânsia do reencontro vão avantajar-se em nós, até que nos voltemos a saudar em 2012, na cidade de Belo Horizonte, no Brasil. Congregar-nos-emos nas montanhas alterosas de Minas Gerais para abordarmos então o tema: DESPORTO – CULTURA, ESTÉTICA E EXCELÊNCIA. Por favor, queridos companheiros de viagem, não faltem à chamada! Passem a palavra e ganhem um amigo para se juntar a nós nesta caminhada.

Tenhamos todos um bom regresso a casa com a consciência do dever cumprido e com a convicção e esperança de que havemos sempre de chegar ao sítio onde nos esperam, pela autenticidade, grandeza e lhaneza dos ideais que nos inspiram.

Maputo, 2 de Abril de 2010.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.