Cevnautas da Lusofonia, é bom marcar a visita quem morar ou for passar por Lisboa. Laercio

Eusébio (1942-2014)

MOSTRA | 15 janeiro - 1 março | Galeria Mezanino | Entrada livre

A BNP evoca a figura de Eusébio, numa mostra em que se podem ver algumas primeiras páginas de jornais e revistas, que recordam os acontecimentos mais marcantes do seu percurso desportivo, da Taça dos Campeões Europeus ganha pelo Benfica, em 1962, ao Campeonato do Mundo de Futebol de 1966, em que a Seleção Nacional obteve o 3.º lugar.

A mostra apresenta ainda algumas biografias de Eusébio e monografias sobre o Benfica em que o jogador é amplamente referido, bem como as primeiras páginas da imprensa noticiando a morte e o enterro do jogador.

Destacam-se ainda as crónicas que Alexandre O’Neill, Ilse Losa, Ricardo Araújo Pereira dedicaram a Eusébio, bem como um poema de Manuel Alegre.

Eusébio da Silva Ferreira – ou o Pantera Negra, como era conhecido pela sua velocidade e pelo poderoso remate – nasceu em Lourenço Marques (atual Maputo), a 25 de janeiro de 1942, tendo falecido em Lisboa, a 5 de janeiro de 2014, a vinte dias de completar 72 anos.

Considerado um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos – eleito 9.º melhor jogador de futebol do século XX num estudo realizado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol – Eusébio destacou-se ao serviço do Benfica e da Seleção Nacional, tendo sido determinante na conquista do terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Futebol de 1966.

Eusébio jogou 22 anos como profissional de futebol, 15 dos quais no Benfica. Fez 733 golos em 745 partidas oficiais (638 pelo Benfica em 614 jogos). Como jogador do Benfica, ganhou 11 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, uma Taça dos Campeões Europeus e foi finalista em mais três Taças dos Campeões Europeus.

Recebeu duas Botas de Ouro, uma Bola de Ouro e sete Bolas de Prata, e foi, por três vezes, o melhor marcador da Taça dos Campeões Europeus.

FONTE: http://bit.ly/cev362014

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.