4-07-2009 21:00

Assembleia Nacional
Anunciado funcionamento de Institutos dos Desportos e Médios de Educação Física

Luanda - O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, anunciou, nessa sexta-feira, em Luanda, estar prevista a entrada em funcionamento de um Instituto Superior dos Desportos e de três outros médios de Educação Física e Desportos, no país.

O governante deu a informação quando prestava esclarecimentos, na Assembleia Nacional, à preocupação sobre a falta de instituições públicas para a formação de docentes de educação física, no quadro da discussão, por especialidades, da proposta de revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2009, aprovado pela Assembleia Nacional (AN) terça-feira (02). 

"O Instituto Superior dos Despostos funcionará em Luanda e as novas universidades públicas, cada vai ter um curso de Educação Física e Desportos", ressaltou o ministro Gonçalves Muandumba, sem avançar a data exacta do início do funcionamento destas infra-estruturas.

Precisou, no entanto, que "Angola vai ter, nos próximos tempos, muitos professores de Educação Física e Desportos que vão contribuir para o Desporto Escolar e para o desenvolvimento do desporto a nível do país".

Quanto aos bairros sociais, informou estarem a ser construídas e já em fase conclusiva, cerca de 92 casas em cada província, excepto o Zaire com 72 casas e Cabinda que ainda não começou. Malanje inicou recentemente.

Salientou, no entanto, que a maior preocupação reside na cidade de Luanda que carece de terrenos, prevendo-se, por essa razão, a discussão do assunto num encontro que a Direcção do Ministério da Juventude e Desportos vai manter, em breve, com a governadora provincial, Francisca do Espírito Santo.

De qualquer modo, disse, para Luanda estão agendadas 200 casas, das quais 57 já estão em construção.

Segundo o ministro Muandumba, recentemente tiveram um encontro com o Ministério do Urbanismo e Habitação, já que esse programa deve de ser integrado no Programa Nacional de Construção de Habitações, da construção de quatro milhões de casas.  

O critério de distribuição das mesmas será por idades, isto é deverão beneficiar das mesmas cidadãos entre 22 a 35 anos, casados e com um emprego.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/Anunciado-funcionamento-Institutos-dos-Desportos-Medios-Educacao-Fisica,f217c4dd-3e26-4f37-bfea-b3ffda421abc.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.