psi - do Jonal da Ciência Hoje - Laercio

22. Programa de pesquisa conjunta com Portugal seleciona 34 novos projetos
    
Projetos iniciarão as atividades em 2010 e prevêem a publicação de artigos científicos

A Capes divulgou o resultado do edital para a seleção de projetos conjuntos de pesquisa com intercâmbio científico entre instituições de ensino superior (IES) do Brasil e de Portugal, o Programa Capes-FCT. Foram aprovados 34 novos projetos e renovados 17.

Os projetos conjuntos de pesquisa iniciarão as atividades em 2010 e prevêem a publicação conjunta de artigos científicos. A meta é o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos. A duração máxima do financiamento é de dois anos, com possibilidade de renovação por mais um.

O edital prevê duas missões de trabalho por ano, por projeto. As missões de trabalho consistem no financiamento de viagens para docentes doutores da equipe, com duração mínima de sete dias e máxima de 60.

Também são previstas duas missões de estudo, que incluem a concessão de bolsas de estudo no exterior aos estudantes participantes dos projetos nas modalidades doutorado sanduíche (com duração de quatro a 12 meses) e pós-doutorado (com duração de três a 12 meses).

O Programa Capes-FCT se apoia no Tratado de Amizade, assinado entre Brasil e Portugal em 22 de abril de 2000, e no Convênio entre Capes e o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior do Governo de Portugal (Grices), assinado em 30 de outubro de 2002.

O resultado está em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Resultado_FCT_2010.pdf

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.