Cevnautas da Lusofonia,

  Essa notícia é boa para o mercadp de trabalho? Laercio

Portugueses são os terceiros mais sedentários da Europa

Mais de metade da população portuguesa não faz qualquer tipo de atividade física. A obesidade é já uma das principais problemáticas europeias e um recente estudo, apresentado no Congresso da Sociedade Espanhola de Medicina Familiar e Comunitária, revela que Portugal é o terceiro país mais sedentário da União Europeia.
PAÍS Portugueses são os terceiros mais sedentários da Europa Reuters
18:07 - 03 de Julho de 2014 | Por Notícias Ao Minuto

Os portugueses são os terceiros mais sedentários dos 28 países da União Europeia (UE). Segundo os dados apresentados no XXXIV Congresso da Sociedade Espanhola de Medicina Familiar e Comunitária (SEMFYC), e citados num comunicado a que o Notícias Ao Minuto teve acesso, 55% da população portuguesa não pratica, de momento, qualquer tipo de atividade física.

O sedentarismo e a obesidade são dos principais problemas na Europa e Portugal parece agravar as tendências deste mal sanitário.

O simpósio ‘Balanço energético, atividade física e saúde’, coordenado pelo Dr. Javier Aranceta, Presidente da Comissão Científica da Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC), revelou ainda que apenas a Grécia e a Bulgária são mais sedentários que Portugal.

Por seu turno, destaca o comunicado, países como a Suécia, Finlândia, Dinamarca, Eslovénia, Irlanda e Países Baixos, registam uma menor percentagem de pessoas inativas.

Os especialistas presentes neste congresso concordam na “necessidade de se realizar uma abordagem multifatorial ao sobrepeso e à obesidade, com o envolvimento de todos os atores e setores e destacando também a influência do ambiente sobre o comportamento das pessoas”.

Além disso, lê-se na mesma nota, destacam a “importância de fornecer a população de infraestruturas necessárias para ajudar no desenvolvimento de um estilo de vida mais ativo, assim como realizar esforços especiais na educação, de modo a que se possa ajudar as pessoas a compreender o significado e alcance do conceito de balanço energético e a sua importância na prevenção de sobrepeso e obesidade e na promoção da saúde”

FONTE com fotos e links: http://www.noticiasaominuto.com/pais/244041/portugueses-sao-os-terceiros-mais-sedentarios-da-europa
 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.