A logomarca representa visualmente um empreendimento e exprime sem o uso de palavras todas as variáveis envolvidas em um determinado negócio, desta forma sua criação requer muita atenção para não transmitir uma mensagem equivocada e assim evitar um impacto negativo no mercado a ser atingido.

No universo do marketing a logomarca ocupa posição de destaque uma vez que é também responsável entre outras ferramentas por alimentar expectativas e desejos, no entanto há de se considerar que mal utilizada pode gerar repulsa e desvio do público alvo.

A marca que faz referência aos jogos olímpicos de 2016 simboliza uma “marca-escultura” para uma “cidade-escultura”, um logo que representa de forma harmônica as principais menções do cenário carioca, a natureza, o sol, o mar e o calor do povo, como afirmou o publicitário Fred Gelli seu criador, salientando ainda que foi possível criar uma marca essencialmente humana, porque mostra a emoção e o acolhimento do Rio de Janeiro, além de sua exuberância natural.

O acerto na escolha, que conta com 90% de aprovação popular entre os brasileiros, além do apelo mercadológico que envolve o maior evento esportivo do planeta, serão responsáveis pelo significativo faturamento de R$ 3 bilhões estimados que será gerado através do licenciamento desta marca, sendo este um dos principais pilares financeiros para os organizadores do evento.

Comentários

Por Lucas Foster
em 12 de Janeiro de 2011 às 16:57.

Rodnei e listeiros,

O tema sobre a construção de marcas para a indústria do esporte é fascinante e precisa evoluir muito no Brasil.

Acredito que, nos últimos anos, um dos melhores trabalhos de branding na indústria do esporte tenha sido feito para os canais SPORTV, um veículo. Confira que com a alteração na grade de programação, atualização dos cenários, novas vinhetas e modernização da logomarca houve incremento significativo de audiência entre os canais por assinatura e entre os canais de conteúdo esportivo.

Na próxima semana, a ESPM promoverá um curso sobre ’Gestão de Marcas no Esporte’: http://tinyurl.com/6dbbtsu

Com certeza o lançamento da logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 será um dos temas. Vale a pena conferir!

Abraços,

Lucas Foster


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.