Pessoal de Mato Grosso,

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), impulsionada por estudos de mestrado realizados por mestres egressos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Educação da UFMT, especificamente sobre a Educação Física no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Campus Octayde Jorge da Silva) do mestre Rogério Marques de Almeida, orientado pelo Prof. Dr. Cleomar Ferreira Gomes e co-orientado pelo Prof. Dr. Evando Carlos Moreira e do mestre Claudemir Gomes da Cruz sobre a Educação Física e Esporte da primeira escola do município de Sinop, MT, Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, orientado pelo Prof. Dr. Evando Carlos Moreira, constituiu o Centro de Memória da Educação Física e do Esporte. Como uma forma de divulgar o espaço, no dia 11/02/2014 será realizada a I Mostra do Centro com o tema “(Re)conhecendo a FEF”.

As atividades terão início às 8h30 e término às 16h30, dentro do Ginásio Poliesportivo. O acervo reúne fotos, registros iconográficos, troféus, réplica da maquete utilizada para construção do Ginásio Poliesportivo da FEF/UFMT, além de diversos outros registros dos primeiros passos da Faculdade de Educação Física. Todo o material recolhido deve-se ao empenho de professores e extensionistas do projeto.

O Centro de Memória da Educação Física e do Esporte tem como finalidade preservar a memória de documentos relacionados à FEF e ao esporte na UFMT e do Estado de Mato Grosso, e servir como fonte para novas pesquisas. Hoje, soma-se ao projeto uma pesquisa de mestrado em Educação Física que realizará um estudo biográfico sobre João Batista Jaudy, um dos precursores da Educação Física e do Esporte em Mato Grosso, da mestranda Talita Ferreira.

No futuro serão disponibilizadas no acervo entrevistas com professores e ex-professores, 14 servidores técnicos e docentes da FEF já participaram, em forma de áudio e impresso, complementando o acervo, além de outras entrevistas que estão em fase de transcrição e agendamento.

Participem!!!

Evando

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 11 de Fevereiro de 2014 às 09:17.

Cevnautas de Mato Grosso, Nosso Adm. Evando,

Ótima iniciativa!

Será que o pessoal já tem algum documento ou informação sobre a APEF de Mato Grosso? Os protagonistas do Centro de Memória estão participando e divulgando os seus trabalhos, eapirações... e trocando informação com outros Centros e Núcleos de Memória na Comunidade História da Educação Física e dos Esportes http://cev.org.br/comunidade/historia ?

Laercio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.