Cuiabá / Várzea Grande, 24/08/2009 - 12:07.
Da Redação

A Secretaria de Estrado de Educação (Seduc) está realizando cursos de aperfeiçoamento voltados para professores de Educação Física e de Artes das escolas da Rede Estadual. Os cursos estão ocorrendo em quatro polos da secretaria e atendem a uma demanda identificada pelo Programa de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação (MEC).

O PAR é uma ferramenta de gestão do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Com base nos diagnósticos feitos pelo programa, o MEC libera recursos para os estados e municípios. Os cursos já foram ministrados a 20 professores do polo de Juina. Na semana passada, foram beneficiados 120 professores do polo de Cuiabá, abrangendo também profissionais de outros polos. Este curso foi realizado na sede do Cefapro de Cuiabá. Participaram 60 professores de Cuiabá e 60 de outros municípios.

Já estão marcadas outras duas etapas para este processo de atualização. De 2 a 4 de setembro, os cursos serão realizados em Barra do Garças, para 24 professores e em Juina, para 20 profissionais da Educação. Os cursos são viabilizados pela Seduc por meio de uma parceria com o MEC. Na estrutura da secretaria, os cursos estão a cargo da Coordenadoria de Gestão dos Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cefapros), da Superintendência de Formação.

Para ministrar os cursos de atualização, estão em Mato Grosso técnicos do Centro de Artes e Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Participaram do curso, em Cuiabá, professores dos seguintes municípios: Chapada, Dom Aquino, Jangada, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Livramento, Pedra Preta, Porto Estrela, Primavera, Salto do Céu, Santo Afonso, Quatro Marcos, Sapezal, Rosário Oeste, Vila Bela, Nobres, Nova Lacerda, Nova Brasilândia e Santa Rita do Trivelato.

http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=307256

Comentários

Por Marileia Claudia dos Santos Lemes
em 25 de Agosto de 2009 às 10:50.

Acho uma excelente iniciativa do Governo Federal, porém será que é o que almejamos? Moro no municipio de Porto Esperidião e não estamos na lista para o Curso em Cuiabá. Tem alguma resposta?

Obrigada,

Por Fabio da Penha Coelho
em 25 de Agosto de 2009 às 23:39.

Que bom que a SEDUC esta viabilizando essas formações.

Mais fica aqui umas indagações:

= Qual foi o critério para a seleção?

= Os interinos foram chamados?

= Estranho a qualificação de alguns e outros não, porque não buscar ofertar para os professores em uma proposta geral não?

Nesta perspectiva a formação ficou fragmentada, se poucos e escolhidos fizeram, como será feito o proceso dessa minoria que não participou?

Educação Fisica e Artes? Ja vi uma formação continuada neste sentido aqui em CáceresMT e pouco resultado alcançado.

Precisa se  construir uma Formação na perspectiva dos profissionais em atuação.

Abraços.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.