Cevnautas do Mato Grosso,

Segue nota do Diário de Cuiabá,  anunciando o dissertação da Profa Talita Ferreira http://cev.org.br/qq/talita-ferreira , orientado pelo nosso Adm, Evando Moreira http://cev.org.br/qq/evando . VIVA! Laercio

Dissertação apresenta estudo biográfico de João Batista Jaudy

A dissertação intitulada “A Educação Física e o Esporte no Estado de Mato Grosso: uma odisseia biográfica do professor João Batista Jaudy”, de autoria de Talita Ferreira, aluna do mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), será defendida na próxima sexta-feira (18), às 09h, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical. (próximo ao Ginásio de Esportes).

Orientado pelo professor Evando Carlos Moreira, o trabalho teve como objetivo apresentar e analisar parte da trajetória do professor João Batista Jaudy (1934-2009) no contexto da Educação Física e do Esporte no estado de Mato Grosso, com vistas a destacar as ações empreendidas em prol da Educação Física e do Esporte, conferindo-lhe assim, o cognome “precursor”, explica a aluna.

“A partir da subjetividade que perpassou o trabalho de campo da pesquisa, conclui-se que fatos importantes de uma história individual refletiram-se no coletivo a partir de múltiplos olhares, interesses e pontos de vistas diversos, promovendo-a de história excluída à história oficial, sendo parte constituinte do acervo institucional da FEF/UFMT. Os resultados ainda permitiram a reconstrução da trajetória histórica e cultural de um determinado grupo e instituição – o que constitui um campo social nesta pesquisa – explicando assim, a representatividade do biografado e sua importância na história do esporte e da Educação Física em Mato Grosso”, resume a autora.

A banca avaliadora será composta, além do orientador, pelo professor José Tarcísio Grunennvaldt, da Faculdade de Educação Física (FEF) da UFMT e pela professora Janice Zarpellon Mazo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Quem foi - Professor Titular da UFMT, Jaudy foi um dos que lutou para a implantação do curso de Educação Física e da Supervisão de Desportos e Recreação da UFMT. Fundou a Associação Atlética Uirapuru, ajudou a criar diversas federações amadoras no Estado de Mato Grosso, dentre elas as de Futsal, Basquete, Vôlei, Handebol, Atletismo, Natação e a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU).

Foi também ele quem implantou as Escolinhas de Iniciação Desportiva. Era ex-atleta de futebol e foi técnico de várias equipes e das seleções do estado tanto no futebol como no futsal. Fundou a Escola de Samba Mocidade Independente Universitária, “a primeira escola de samba de Cuiabá nos moldes cariocas”, que surgiu dentro da UFMT em 1976 e durou 15 anos. (Assessoria)
FONTE: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=478842

Comentários

Por Evando Carlos Moreira
em 17 de Setembro de 2015 às 08:18.

Laércio e demais membros da comunidade CEV MT,

Obrigado pela divulgação!

Abraço,

Evando


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.