Cevnautas da divulgação científica, vamos participar? Laercio
2º Encontro Mídia e Pesquisa
É de extrema importância, para o entendimento e compreensão das pesquisas e estudos desenvolvidos no mundo, que pesquisadores e jornalistas estabeleçam uma relação de parceria e que contribuam com a inclusão social e de segmentos no debate sobre a ciência e a tecnologia.
O jornalismo científico tem como desafio não só transmitir ao público leigo informações técnicas, mas promover reflexões e discussões de forma transparente e democrática.
A divulgação científica aborda assuntos de interesse público. Deste modo, jornalistas e pesquisadores devem estar abertos ao diálogo e assim envolver a sociedade nas questões decisórias. Para isso, a comunicação tem o papel não só de transmitir informações, mas de traduzir, debater e conscientizar a população sobre a importância da pesquisa científica, preparando a sociedade para que assuma o direito e o seu valor nesse processo.
Acreditando nisso, as Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Monitoramento por Satélite e Embrapa Informática Agropecuária, realizarão o 2º Encontro Mídia e Pesquisa.
Objetivo
Promover e estimular o diálogo sobre jornalismo científico nos dias atuais e a sua importância para a popularização da ciência, entre alunos e professores de jornalismo e comunicação social, profissionais de jornalismo, imprensa e pesquisadores.
Público-alvo
Alunos e professores de comunicação social, profissionais de jornalismo, imprensa, pesquisadores e demais interessados.
Programação
8h30 – Abertura – Chefes das Unidades Coordenadoras
Celso Vainer Manzatto – Embrapa Meio Ambiente
Kleber Xavier Sampaio de Souza – Embrapa Informática Agropecuária
Mateus Batistella – Embrapa Monitoramento por Satélite
8h45 – Palestra
Comunicação científica na Embrapa: 40 anos produzindo ciência
Heloísa Dias – Coordenadoria de Articulação e Estudos em Comunicação – Secretaria de Comunicação – Secom/Embrapa
1ª Mesa Redonda: Desafios do Jornalismo Científico
Moderadora: Graça Caldas – Labjor/Unicamp
9h25 – Panorama atual do Jornalismo Científico
Palestrante: Fabíola de Oliveira – Vale Ciência Editoração Ltda
9h55 – A mídia e a relação ciência e sociedade.
Palestrante: Ildeu de Castro Moreira – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
10h25 – Debate
10h40 – Café
2ª Mesa Redonda: Jornalismo, Ciência e Desenvolvimento Sustentável
Moderador: Clivonei Roberto – CanaOnline
10h55 – A cobertura da ciência na visão do jornalista
Palestrante: Graça Caldas – Labjor/Unicamp
11h25 – A cobertura da ciência sob a perspectiva do pesquisador
Palestrante: Raquel Ghini – Embrapa Meio Ambiente
11h55 – Debate
12h10 – Almoço
3ª Mesa Redonda: Impacto das Novas Tecnologias de Comunicação na Divulgação da Ciência
Moderadora: Joanicy Brito – Secretaria de Comunicação – Secom/Embrapa
13h30 – Novas Tecnologias de Comunicação e a Ciência
Palestrante: Maria Guimarães – Revista Pesquisa Fapesp/Science Blogs
14h – Experiência: Divulgação Científica nas novas mídias
Palestrante: Cilene Victor da Silva – Revista Com Ciência Ambiental/Uninove
14h30 – Experiência da Embrapa
Palestrante: Joanicy Brito – Secretaria de Comunicação – Secom/Embrapa
14h45 – Debate
15h – Encerramento
Inscrições
Vagas: 350
Importante: Os dados informados na inscrição serão utilizados na emissão dos crachás e certificados.
Valor da inscrição: gratuita
Para fazer a sua inscrição clique aqui.
Mais informações sobre o evento
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Meio Ambiente
Caixa Postal 69
CEP 13820-000 Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3311-2610
Fax: (19) 3311-2740
cnpma.eventos@embrapa.br
www.cnpma.embrapa.br
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.