Na construção do meu trabalho monográfico, optei por discutir sobre a mídia esportiva, em especial sobre os telejornais esportivos, na veiculação de informações sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será sediada no Brasil. Dessa forma, utilizando da construção do conhecimento realizada nesses debates, gostaria de obter dos colegas alguns posicionamentos sobre a relação da mídia com a copa de 2014. Assim como o esporte, a mídia me faz caminhar por um percurso margeado entre o fascínio e a dúvida, e vocês o que pensam a respeito? Onde estaria o fascínio e a dúvida na relação da mídia com a copa de 2014? 

Hudson Pablo 

Graduando em Educação Física - UERN

Comentários

Por Alexandre Machado Rosa
em 29 de Abril de 2010 às 21:31.

Televisão e futebol

O mosaico do poder econômico 

A televisão brasileira nasceu nos anos 1950 pelas mãos da iniciativa privada e sob o domínio do pensamento liberal. Herdeira do rádio, ela incorporou o espetáculo das radionovelas, o ordenamento jurídico de tendência liberalizante e a omissão do poder público quanto à regulamentação dos seus limites. Incorporou também o jeito de transmitir futebol desenvolvido nos anos 1930, quando a palavra de ordem era promover a integração nacional associando o futebol à pátria. Foi nesse período que o futebol brasileiro ganhou projeção internacional e sofreu mudanças na sua estrutura com a profissionalização em 1933.

 A dicotomia entre público e privado transformou questões de interesse público em entretenimento, isentando emissoras, que são concessões públicas, de responsabilidades com a formação crítica e cultural da população. O limite surgiu com as primeiras experiências de TVs públicas por meio dos chamados canais educativos, criados a partir dos anos 1960, durante a ditadura militar.

Por Tatiana Zuardi Ushinohama
em 8 de Julho de 2010 às 14:43.

Oi Hudson,

As coisas estão começando a se desenrolar para 2014.

Para te ajudar a entender o fundionamento na mídia esportiva, mas especificamente na TV. Eu sugiro q vc leia, o trabalho q segue:

Teles, Luiz Caraciolo.
Uma caixinha de surpresas : um estudo do discurso nas transmissões televisivas de
futebol / Luiz Caraciolo Teles. - 2005.
173 f. : il. + anexo

Referente ao texto acima, caro Alexandre, os meios de comunicação no Brasil são regidos por uma legislação que caso haja o seu descumprimento, pode acarretar na perda da concessão. Portanto, não são isentas de responsabilidade.

abs

Tatiana


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