Olá Pessoal,

Venho pesquisando a algum tempo sobre as transmissões esportivas televisivas e como objeto de estudo inicial utilizei o Campeonato Brasileiro (2009), a Copa da Confederações (2009) e a Copa do Mundo (2010). 

Deixo a disposição do grupo, os artigos apresentados em Congressos neste ano de 2010, contribuindo para discutirmos a mídia e o esporte.

Futebol: Aspectos da linguagem audiovisual nas transmissões esportivas  - http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2010/resumos/R19-1020-1.pdf

Futebol: Mega-evento esportivo e a transmissão televisiva.  - http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-2860-1.pdf

Abs!

Tatiana

Comentários

Por André Luiz de Souza Araújo
em 30 de Novembro de 2010 às 21:23.

Tatiana;

Muitas das imagens feitas pela FIFA serão usadas exclusivamente no DVD Oficial da Copa, explorando a idéia de que mesmo com todo conforto e segurança da TV, ainda vale a pena comprar ingressos e ir ao estádio. Muitas imagens ainda ficam estratégicamente restritas apenas a quem está no estádio e claro, assiste tudo atentamente. Um exemplo é o gol marcado pelo Del Piero contra Alemanha na Copa de 2006, onde percorreu 80m para tocar uma vez na bola e marcar o segundo gol da Itália. A pesquisa também é muito interessante para os profissionais que atuam no campo, atletas e comissão técnica. Recentemente tivemos um constrangimento no amistoso Brasil X Argentina envolvendo Douglas e Mano Menezes no lance do gol da Argentina. Parabéns. Excelente trabalho.

André


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.