Carta aberta a ministra Marta Suplicy: games são cultura!
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, declarou mais uma vez que “nem pensar” teremos jogos eletrônicos no Vale-Cultura. A questão de apoiarmos ou não o segmento dentro do projeto do governo tornou-se pequeno quando refletimos sobre a opinião da Sra. Marta Suplicy. Como dizem, para bom entendedor, meia palavra basta e, para a ACIGAMES, fica claro que a ministra não considera jogos digitais uma forma de cultura.
Mas o que dizer da portaria 116, de 29 de novembro de 2011, do próprio ministério?
E o que dizer das diversas matérias que falam sobre os games e sua relação com a saúde, cultura e aprendizado?
Games são incluídos na Lei Rouanet de incentivo à cultura
Toren é o primeiro game aprovado pela Lei Rouanet
Games nas escolas: experiências revelam impacto positivo no aprendizado
Games que fazem alunos aprenderem sem querer
Game Pride – Vigamus
Los videojuegos de acción ayudan a los niños disléxicos
Video games at the Museum of Modern Art – in picture
“Infelizmente essa notícia pode se espalhar no mundo inteiro que hoje enxerga games como uma das mais fortes fontes de renda na ecomomia criativa e de cultura, ultrapassando a indústria do cinema já a dois anos.
Se games não são considerados cultura por nossa própria ministra é uma afirmação de grave preconceito e um desrespeito a todos os trabalhos acadêmicos e ciêntificos na área.
Games são a nova expressão digital do mundo e nos países desenvolvidos isso é deixado bem claro”, afirma o presidente da ACIGAMES, Moacyr Alves Júnior.
Ao mesmo tempo, a FATEC de São Caetano do Sul (São Paulo), parceira da ACIGAMES, também resolveu escrever uma carta aberta sobre o posicionamento educacional referente às afirmações da ministra Marta Suplicy. O texto pode ser lido na íntegra aqui.
Link: http://www.acigames.com.br/2013/03/carta-aberta-a-ministra-marta-suplicy-games-sao-cultura/
Link do material completo em pdf. aqui: http://www.fatecsaocaetano.edu.br/arquivos/carta_aberta_valecultura.pdf
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.