XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação recebe trabalhos até dia 18 de julho e será realizado de 2 a 5 de setembro de 2014 na Unicentro/Unila/UDC, em Foz do Iguaçu - PR. 

Neste congresso, há um Grupo de Pesquisa específico de Comunicação e Esporte. 

Quem se interessar, as normas do trabalho podem ser encontradas em: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4886&catid=307

E informações sobre o congresso:http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4887&catid=307

o/!

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 12 de Julho de 2014 às 10:09.

Opa, Tatiana, Cevnautas da Comunicação,

    Não consegui encontrar esporte na programação. Comi mosca?

http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4980&catid=307

 Vamos publicar os resumos dos trabalhos de Comunicação e Esporte da Intercom na biblioteca do CEV?

Laercio

Por Tatiana Zuardi Ushinohama
em 12 de Julho de 2014 às 10:21.

Não ... o tema central do evento neste ano é a Comunicação Guerra & Paz.

Há um grupo de Pequisa que discute comunicação e esporte, nos dias 04 e 05 de agosto. Alí são apresentados trabalhos completos e discutidos.

Só após a aprovação dos trabalhos, divulgasse os temas das apresentações. 

Os trabalhos dos anos anteriores estão disponiveis nos anais do evento nacional, quando acontece a reunião deste grupo de pesquisa, no link:

http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1081&Itemid=134

Por Laercio Elias Pereira
em 12 de Julho de 2014 às 17:09.

Tatiana, Pessoal,

Puro ouro o acervo dos congressos anteriores. Vamos carecer de braço pra publicar os resumos na biblioteca do CEV. Ó o que tem só no Congresso de Manaus de 2013:

Os resultados da pesquisa por esporte são:
1227-1 - AS REPRESENTAÇÕES DO ESPORTE NAS PÁGINAS DO JORNAL O BAURÚ - 1907-1915
Fábio Camargo Fleury de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Esporte, História da imprensa, Jornalismo do interior, Modalidades esportivas    [Trabalho]

1386-2 - AVALIAÇÃO DE MARCAS NO ESPORTE UNIVERSITÁRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Luciana Melloni Rocco de Oliveira (Universidade Nove de Julho); Ary José Rocco Junior (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Esporte Universitário, Gestão do Esporte, Gerenciamento de Marcas, Marketing Esportivo, Comunicação no Esporte    [Trabalho]

1635-1 - FUTEBOL, MÍDIA E REPRESENTAÇÃO: A SELEÇÃO BRASILEIRA PELOS SITES R7 E GLOBO ESPORTE NAS OLIMPÍADAS DE LONDRES 2012.
Francisco Angelo Brinati (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO); Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Mídia, Representação, Discurso, Seleção Brasileira, Olimpíadas    [Trabalho]

1281-1 - MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E PROTESTOS: APONTAMENTOS SOBRE A GERAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE IMAGENS NOS AMBIENTES MIDIÁTICOS DO ESPORTE DURANTE A COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE JUNHO DE 2013
Anderson Gurgel Campos (Unisa / Faap / FMU)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Megaeventos Esportivos, Ambientes Midiáticos, Imagens do Esporte, Protestos, Copa das Confederações    [Trabalho]

232-1 - O ATLETA COMO CELEBRIDADE E O ESPORTE COMO ESPETÁCULO NO DISCURSO DA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA: O CASO DOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES 2012
Ary José Rocco Junior (Escola de Educação Física e Esporte da USP)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jogos Olímpicos, Atleta celebridade, Esporte espetáculo, Jornalismo esportivo, Falação esportiva    [Trabalho]

1383-1 - “TÁ NA REDE”: A INTERAÇÃO TRANSMIDIÁTICA NAS COBERTURAS DE EVENTOS ESPORTIVOS PELA TV ESPORTE INTERATIVO COMO UM NOVO PADRÃO NA TELEVISÃO ABERTA
Giordano Bruno Medeiros E Oliveira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Fabiano José Morais da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Área: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais
Palavras-chave:  Esporte Interativo, Coberturas esportivas, TV aberta, Transmidiação    [Trabalho]

1378-1 - A CONSTRUÇÃO DO ÍDOLO NO MERCADO DE REVISTAS BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM DE NEYMAR
Luís Henrique Mendonça Ferraz (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  comunicação, esporte, mercado de revistas brasileiro, Neymar, idolatria    [Trabalho]

965-1 - A CONTRIBUIÇÃO FUNCIONALISTA AO ESTUDO MIDIÁTICO:AS MENSAGENS NA CAMISA DO CORINTHIANS
Gabriel Arroyo (Universidade Estadual de São Paulo); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:   camisa de futebol, Corinthians, funcionalismo, comunicação, midiatização    [Trabalho]

1650-1 - A MÍDIA E A CONSTRUÇÃO DO HERÓI ESPORTIVO: ANÁLISE DA REVISTA PLACAR COM NEYMAR CRUCIFICADO
Patrícia Rangel Moreira Bezerra (Faculdades Integradas Rio Branco)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  herói, Neymar, imaginário, religião, revista Placar    [Trabalho]

1125-1 - AS NOVAS E NOVÍSSIMAS TECNOLOGIAS NA MEDIAÇÃO DO FATO ESPORTIVO: UMA ABORDAGEM DA ECOLOGIA DA MÍDIA ATRAVÉS DOS JORNAIS LANCE! E FOLHA DE S. PAULO
Marina Goulart Dorigo (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita)
Área: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais
Palavras-chave:  comunicação, esporte, jornal, ecologia da mídia, públicos    [Trabalho]

962-1 - DA TRANSMISSÃO ANALÓGICA À TRANSMISSÃO DIGITAL TELEVISIVA DE FUTEBOL
Tatiana Zuardi Ushinohama (UNESP - FAAC - Bauru); José Carlos Marques (UNESP - FAAC - Bauru)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Futebol, Transmissão televisiva, Esporte, Comunicação    [Trabalho]

58-1 - ENTRE TAPAS E BEIJOS: A HUMANIZAÇÃO “FANTÁSTICA” DO LUTADOR DE MMA ANDERSON SILVA PELA REDE GLOBO DE TELEVISÃO
José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Análise do Discurso, MMA, Rede Globo, Fantástico, Anderson Silva    [Trabalho]

239-1 - FIM DA NOTÍCIA: O "ENGRAÇADISMO" NO CAMPO DO JORNALISMO ESPORTIVO DE TELEVISÃO
Mariana Corsetti Oselame (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA RIO GRANDE DO SUL); Cristiane Finger Costa (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA RIO GRANDE DO SUL)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Televisão, Jornalismo Esportivo, Valores-Notícia, Infoentretenimento    [Trabalho]

982-1 - FOLKJORNALISMO: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO POPULAR DA COPA DO MUNDO DE 2014
Marcel Neves Martins (Pontifícia Universidade Católica)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Copa do Mundo, Folkcomunicação, Zero Hora    [Trabalho]

655-1 - HELENO: O QUE O HERÓI PODE NOS DIZER DE SUA CULTURA?
Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha (Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, herói, cultura, cinema, sociedade    [Trabalho]

1141-1 - HEROÍSMO E OLIMPISMO: A NARRATIVA DA FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE OS ATLETAS BRASILEIROS MEDALHISTAS NAS OLIMPÍADAS DE LONDRES (2012).
Ronaldo George Helal (UERJ-Univeridade do Estado do Rio de Janeiro); Fausto Amaro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Olimpíadas, Esporte, Herói    [Trabalho]

967-1 - HUMOR & SERIEDADE: PANORAMA EVOLUTIVO DA COMUNICAÇÃO DO RÚGBI NO BRASIL
Marta Regina Garcia Cafeo (FAAC - UNESP- BAURU); José Carlos Marques (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Esporte, Rúgbi, Comunicação, gestão, humor    [Trabalho]

990-1 - JORNALISMO ESPORTIVO: INFORMAÇÃO, OPINIÃO E/OU COLUNISMO SOCIAL
Carlos Henrique de Souza Padeiro (Escola de Comunicações e Artes)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  comunicação, esporte, informação, opinião, colunismo    [Trabalho]

1748-1 - NÃO É SÓ PELOS 20 CENTAVOS: OS IMPACTOS DO MOVIMENTO PELO PASSE LIVRE NA COBERTURA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 E NA SIMBOLOGIA DA “PÁTRIA DE CHUTEIRAS”
Andreia de Vasconcellos Gorito (Faculdade Salesiana de Macaé - RJ)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Mídia, Futebol, Sociedade, Copa das Confederações    [Trabalho]

538-1 - NARRATIVAS SOBRE O NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO: DE MÁRIO FILHO À NOVELA “LADO A LADO”
Christiane Bara Paschoalino (Universidade Federal de Juiz de Fora); Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, identidade, história oral, preconceito, teledramaturgia    [Trabalho]

1357-1 - O FUTEBOL CONTINUA EXPLICANDO O BRASIL
Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, identidade, esporte, mídia    [Trabalho]

1658-1 - OS "MELHORES MOMENTOS": JORNALISMO, POPULISMO E TELEVISÃO
Marco Antônio Roxo da Silva (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Narrativa, telejornalismo, Futebol    [Trabalho]

785-1 - PERSONALIDADE DAS MARCAS ESPORTIVAS
Rogério Bandeira de Melo Moreira (Pontifícia Universidade Católica)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Publicidade e propaganda, Marcas, Personalidade das marcas, Marcas esportivas    [Trabalho]

118-1 - PROTAGONISMO FEMININO E INDÚSTRIA DE SURFWEAR: UMA ANÁLISE DO FILME A ONDA DOS SONHOS 2
Rafael Fortes Soares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ()
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  cinema, economia, esporte, juventude, mulheres    [Trabalho]

1754-1 - REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DO ATLETA COM DEFICIÊNCIA NA MÍDIA BRASILEIRA E PORTUGUESA – DO COITADINHO A SUPER-HERÓI
Tatiane Hilgemberg Figueiredo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Atletas Paralímpicos, Mídia, Brasil, Portugal    [Trabalho]

944-1 - SUL-AMERICANO DE 1937. A CONSTRUÇÃO DOS ARGENTINOS COMO “OUTROS” NOS JORNAIS CARIOCAS
Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Ronaldo George Helal (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, identidade, rivalidade Brasil-Argentina, jornalismo esportivo    [Trabalho]

178-1 - “AH! É PERNAMBUCO!”: O FUTEBOL COMO ESPAÇO DE AUTOAFIRMAÇÃO DA PERNAMBUCANIDADE ENTRE OS TORCEDORES RECIFENSES
José Guibson Delgado Dantas (Universidade Federal de Alagoas)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, Pernambuco, resistência, demarcação geográfica, identidade cultural    [Trabalho]

Por Tatiana Zuardi Ushinohama
em 9 de Outubro de 2014 às 09:36.

Os trabalhos apresentados no Intercom deste ano (2014) foram estes:

Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/lista_area_DT6-CE.htm

 

431-1 - CORINTHIANS X MÍDIA: A REPERCUSSÃO DA MORTE DO TORCEDOR BOLIVIANO VISTA PELO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DO CLUBE E PELA FOLHA DE S. PAULO

Roberta Ferreira dos Santos (UNESP); José Carlos Marques (UNESP)

 

2004-1 - EM BUSCA DO EQUILÍBRIO TÁTICO: REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO TEXTUAL NO JORNALISMO ESPORTIVO

Matheus Simões Mello (Universidade Federal de Santa Catarina)

 

75-1 - ESPETÁCULO PARA ALÉM DAS QUATRO LINHAS: AS INTERFACES ENTRE, FUTEBOL, PROPAGANDA E AUTORITARISMO NAS COPAS DO MUNDO DE 34 E 78

José Guibson Dantas (Universidade Federal de Alagoas)

 

2431-1 - FORA DOS GRAMADOS, GOLEADA DE COMUNICAÇÃO DA SELEÇÃO ALEMÃ

Tariana Brocardo Machado (Universidade de São Paulo)

 

 2126-1 - FOTOJORNALISMO ESPORTIVO: COBERTURA FOTOJORNALÍSTICA DA ESTREIA DO BRASIL NA COPA DO MUNDO DE 2014 SOB A ÓTICA DE TRÊS JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO

Neide Maria Carlos (Universidade Estadual Paulista)

 

855-1 - FUTEBOL-ARTE E MESTIÇAGEM: IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES DO “ESTILO NACIONAL”

Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Ronaldo George Helal (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

 

1289-1 - GUERRAS SIMBÓLICAS SUBSTITUEM AS REAIS: ANÁLISE DISCURSIVA DOS COMENTÁRIOS DE ARNALDO JABOR NA COPA DO MUNDO FIFA 2014

Danielle Cândido da Silva Nascimento (Faculdade Integrada Tiradentes - Fits)

 

1850-1 - MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES PARA OS ESTUDOS COMUNICACIONAIS SOBRE OS LEGADOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL

Anderson Gurgel Campos (Instituto Presbiteriano Mackenzie)

 

878-1 - MÍDIA, ESPORTE E IDOLATRIA: O JORNAL DO BRASIL E A REPRESENTAÇÃO DOS ATLETAS BRASILEIROS NOS JOGOS OLÍMPICOS

Ronaldo George Helal (UERJ-Univeridade do Estado do Rio de Janeiro); Fausto Amaro (UERJ-Univeridade do Estado do Rio de Janeiro)

 

1984-1 - MMA E TELEVISÃO: UMA ADAPTAÇÃO PÓS-MODERNA DO COLISEU ROMANO

Eugênio Carlos do Rego Araújo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ)

 

1416-1 - MULHERES & ESPORTE: ANÁLISE DA PUBLICIDADE DO RÚGBI FEMININO NO BRASIL.

Marta Regina Garcia Cafeo (FAAC - UNESP- BAURU); José Carlos Marques (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Universidade Estadual Paulista - Bauru)

 

1474-1 - NOVA TENDÊNCIA DO JORNALISMO ESPORTIVO TELEVISIVO: RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE OS APRESENTADORES E OS TELESPECTADORES DOS PROGRAMAS CENTRAL DA COPA E OS DONOS DA BOLA

Maria do Socorro de Sousa Cruz (Universidade Federal do Piauí)

 

264-1 - O CRAQUE, O SÍMBOLO SEXUAL, O HOMEM BEM-SUCEDIDO: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE NEYMAR NO MERCADO DE REVISTAS BRASILEIRO

José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)

 

1538-1 - O RÁDIO NA COPA 2014: O DESAFIO DAS SURPRESAS DE UMA COMPETIÇÃO PARA JOVENS NARRADORES DE FUTEBOL.

Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)

 

 713-1 - O “JEITINHO BRASILEIRO” NA PROPAGANDA: OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O FUTEBOL DO BRASIL UTILIZADOS COMO APELO PUBLICITÁRIO POR EMISSORAS DE TV

Nathaly Barbieri Marcondes Cesar (Universidade Estadual Paulista); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)

 

317-1 - OS PATROCÍNIOS NA CAMISA DO CORINTHIANS: AS RELAÇÕES ENTRE TIME, MÍDIA E PATROCINADORES

Gabriel Arroyo (Universidade Estadual Paulista); Jose Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)

 

2149-1 - PERFIL DA CONSUMIDORA DE FUTEBOL NO BRASIL – QUEM SÃO ELAS E O QUE QUEREM

Elizangela Aparecida da Silva (UNINOVE)

 

434-1 - PRIMEIRO O ESPORTE, DEPOIS A DEFICIÊNCIA? ANÁLISE DA COBERTURA MIDIÁTICA DOS JOGOS PARALÍMPICOS DE 2012

Tatiane Hilgemberg Figueiredo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

 

2279-1 - QUEM SÃO AS “MULHERES OLÍMPICAS” BRASILEIRAS?

Mayara Cristina Mendes Maia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

 

1389-1 - RBS ESPORTE: ROTINAS DE PRODUÇÃO SOB ANÁLISE DO NEWSMAKING NO TELEJORNALISMO

Mariana Corsetti Oselame (UNIRITTER LAUREATE UNIVERSITIES); Leandro Olegário dos Santos (UNIRITTER LAUREATE UNIVERSITIES)

 

 955-1 - REFLEXÕES SOBRE O COMPROMISSO PÚBLICO DA IMPRENSA A PARTIR DE UMA COLETIVA DE NEYMAR NO PERÍODO DA COPA DO MUNDO

Fábio Aguiar Lisboa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

 

869-1 - “MINEIRATZEN”, SELEÇÃO BRASILEIRA E IMPRENSA: A REPRESENTAÇÃO DA DERROTA DAS DERROTAS NA FOLHA DE S. PAULO E O GLOBO

Francisco Angelo Brinati (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI)431-1 - CORINTHIANS X MÍDIA: A REPERCUSSÃO DA MORTE DO TORCEDOR BOLIVIANO VISTA PELO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DO CLUBE E PELA FOLHA DE S. PAULO

Roberta Ferreira dos Santos (UNESP); José Carlos Marques (UNESP)

 

2004-1 - EM BUSCA DO EQUILÍBRIO TÁTICO: REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO TEXTUAL NO JORNALISMO ESPORTIVO

Matheus Simões Mello (Universidade Federal de Santa Catarina)

 

75-1 - ESPETÁCULO PARA ALÉM DAS QUATRO LINHAS: AS INTERFACES ENTRE, FUTEBOL, PROPAGANDA E AUTORITARISMO NAS COPAS DO MUNDO DE 34 E 78

José Guibson Dantas (Universidade Federal de Alagoas)

 

2431-1 - FORA DOS GRAMADOS, GOLEADA DE COMUNICAÇÃO DA SELEÇÃO ALEMÃ

Tariana Brocardo Machado (Universidade de São Paulo)

 

 2126-1 - FOTOJORNALISMO ESPORTIVO: COBERTURA FOTOJORNALÍSTICA DA ESTREIA DO BRASIL NA COPA DO MUNDO DE 2014 SOB A ÓTICA DE TRÊS JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO

Neide Maria Carlos (Universidade Estadual Paulista)

 

855-1 - FUTEBOL-ARTE E MESTIÇAGEM: IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES DO “ESTILO NACIONAL”

Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Ronaldo George Helal (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

 

1289-1 - GUERRAS SIMBÓLICAS SUBSTITUEM AS REAIS: ANÁLISE DISCURSIVA DOS COMENTÁRIOS DE ARNALDO JABOR NA COPA DO MUNDO FIFA 2014

Danielle Cândido da Silva Nascimento (Faculdade Integrada Tiradentes - Fits)

 

1850-1 - MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES PARA OS ESTUDOS COMUNICACIONAIS SOBRE OS LEGADOS DA COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL

Anderson Gurgel Campos (Instituto Presbiteriano Mackenzie)

 

878-1 - MÍDIA, ESPORTE E IDOLATRIA: O JORNAL DO BRASIL E A REPRESENTAÇÃO DOS ATLETAS BRASILEIROS NOS JOGOS OLÍMPICOS

Ronaldo George Helal (UERJ-Univeridade do Estado do Rio de Janeiro); Fausto Amaro (UERJ-Univeridade do Estado do Rio de Janeiro)

 

1984-1 - MMA E TELEVISÃO: UMA ADAPTAÇÃO PÓS-MODERNA DO COLISEU ROMANO

Eugênio Carlos do Rego Araújo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ)

 

1416-1 - MULHERES & ESPORTE: ANÁLISE DA PUBLICIDADE DO RÚGBI FEMININO NO BRASIL.

Marta Regina Garcia Cafeo (FAAC - UNESP- BAURU); José Carlos Marques (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Universidade Estadual Paulista - Bauru)

 

1474-1 - NOVA TENDÊNCIA DO JORNALISMO ESPORTIVO TELEVISIVO: RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE OS APRESENTADORES E OS TELESPECTADORES DOS PROGRAMAS CENTRAL DA COPA E OS DONOS DA BOLA

Maria do Socorro de Sousa Cruz (Universidade Federal do Piauí)

 

264-1 - O CRAQUE, O SÍMBOLO SEXUAL, O HOMEM BEM-SUCEDIDO: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE NEYMAR NO MERCADO DE REVISTAS BRASILEIRO

José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)

 

1538-1 - O RÁDIO NA COPA 2014: O DESAFIO DAS SURPRESAS DE UMA COMPETIÇÃO PARA JOVENS NARRADORES DE FUTEBOL.

Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)

 

 713-1 - O “JEITINHO BRASILEIRO” NA PROPAGANDA: OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O FUTEBOL DO BRASIL UTILIZADOS COMO APELO PUBLICITÁRIO POR EMISSORAS DE TV

Nathaly Barbieri Marcondes Cesar (Universidade Estadual Paulista); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)

 

317-1 - OS PATROCÍNIOS NA CAMISA DO CORINTHIANS: AS RELAÇÕES ENTRE TIME, MÍDIA E PATROCINADORES

Gabriel Arroyo (Universidade Estadual Paulista); Jose Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)

 

2149-1 - PERFIL DA CONSUMIDORA DE FUTEBOL NO BRASIL – QUEM SÃO ELAS E O QUE QUEREM

Elizangela Aparecida da Silva (UNINOVE)

 

434-1 - PRIMEIRO O ESPORTE, DEPOIS A DEFICIÊNCIA? ANÁLISE DA COBERTURA MIDIÁTICA DOS JOGOS PARALÍMPICOS DE 2012

Tatiane Hilgemberg Figueiredo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

 

2279-1 - QUEM SÃO AS “MULHERES OLÍMPICAS” BRASILEIRAS?

Mayara Cristina Mendes Maia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

 

1389-1 - RBS ESPORTE: ROTINAS DE PRODUÇÃO SOB ANÁLISE DO NEWSMAKING NO TELEJORNALISMO

Mariana Corsetti Oselame (UNIRITTER LAUREATE UNIVERSITIES); Leandro Olegário dos Santos (UNIRITTER LAUREATE UNIVERSITIES)

 

 955-1 - REFLEXÕES SOBRE O COMPROMISSO PÚBLICO DA IMPRENSA A PARTIR DE UMA COLETIVA DE NEYMAR NO PERÍODO DA COPA DO MUNDO

Fábio Aguiar Lisboa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

 

869-1 - “MINEIRATZEN”, SELEÇÃO BRASILEIRA E IMPRENSA: A REPRESENTAÇÃO DA DERROTA DAS DERROTAS NA FOLHA DE S. PAULO E O GLOBO

Francisco Angelo Brinati (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI)


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.