psi - da Assessoria de Imprensa da UFMG - Laercio


Seminário sobre esportes na Assembleia recebe inscrições até esta quarta
quarta-feira, 18 de novembro de 2009, às 7h12

A formulação de políticas públicas na área de esportes para infância e adolescência e a Educação Física escolar como ponto de partida para a sensibilização para o gosto pela prática esportiva serão temas do Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência – Caminho para a Cidadania, que acontece de 25 a 27 de novembro, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas até dia 18, próxima quarta-feira, pelo site www.almg.gov.br.

Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com várias instituições como a UFMG, o evento fecha o ciclo de debates sobre o tema, que ocorreu em vários municípios mineiros.

“É na escola que temos que sensibilizar as crianças e adolescentes sobre a importância da prática de esportes. Mas no Brasil, a falta de uma política pública esportiva afeta negativamente a Educação Física escolar”, avalia o professor do Departamento de Esportes da Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG Alexandre Paolucci. O professor ressalta que a proposta do seminário é promover discussões que abordam da legislação à infraestrutura das escolas para a prática de esportes e conta com a participação de instituições de ensino, prefeituras, estado, Ministério dos Esportes e entidades do setor.

Durante este ano ocorreu uma série de encontros regionais, com discussão e proposição de sugestões para elaboração de um documento que será entregue à mesa diretora da ALMG, no final do seminário, no dia 27. Entre os temas abordados, a palestra de abertura, no dia 25, às 9h30 será sobre Esportes – desafios e perspectivas, proferida pelo diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Emerson Silami Garcia. Outros temas, como o Desporto para pessoas com deficiência, Trabalho infantil no esporte e Educação Física escolar fazem parte da programação, que pode ser vista no site www.almg.gov.br.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais fica na rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho. Outras informações pelo telefone (31) 2108-7000.

(Assessoria de Imprensa da UFMG)

Comentários

Por Rubens Guimaraes Pinheiro Silva
em 20 de Novembro de 2009 às 19:33.

Olá companheiro Laércio,

Tudo jóia? Estarei lá com certeza. Vamos?

O evento será muito importante e necessário para nosso Estado e municípios.

Aquele abraço e até breve....

Por Rubens Guimaraes Pinheiro Silva
em 28 de Novembro de 2009 às 22:24.

MOMENTO HISTÓRICO PARA O ESPORTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA EM MINAS GERAIS

 

           Aconteceu nos dias 25 a 27 de novembro em Belo Horizonte, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o I Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência - Caminho para a Cidadania. O encontro foi promovido pela ALMG, em parceria com várias entidades, e teve quatro etapas regionais no interior.

          O seminário teve o objetivo de buscar subsídios para a formulação de políticas públicas na área de esportes para a infância e adolescência; debater a importância do esporte como mecanismo de cidadania e promoção da saúde; e discutir a prática da educação física nas escolas. O conteúdo foi discutido e definido a partir das propostas apresentadas pelas comissões técnicas, grupos formados por técnicos e especialistas indicados pelas entidades participantes.

          Foram 56 propostas aprovadas na plenária final do Seminário.

          Para supervisionar a sistematização do documento final foi eleita a comissão de representação. A comissão terá 32 membros, representando igual número de entidades mobilizadas para o seminário.

          O documento final (propostas aprovadas) foi recebido ao final da solenidade pelo 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Doutor Viana (DEM). Logo antes da entrega, um dos participantes, o presidente da Associação Mineira das Federações Esportivas, Paulo Sérgio de Oliveira, comparou o documento final a um troféu de campeão.

          O deputado Carlin Moura (PCdoB), que coordenou os trabalhos da plenária final, destacou que a grande participação dos profissionais de educação física e da área de esportes no seminário teve como resultado a elaboração de propostas que vão contribuir para a formulação das políticas públicas nos próximos anos.

          As propostas aprovadas abrangem os seis temas discutidos nos grupos de trabalho: o esporte de formação e de participação; a educação física escolar; o esporte como mecanismo de cidadania; o esporte de rendimento; a ética no esporte; e o trabalho infantil no esporte.

          Foi um privilégio e uma responsabilidade enorme participar desse Seminário. Pensei o tempo todo em meus alunos, colegas de profissão e também nos pequenos municípios. Valeu e espero que essas propostas saiam do papel. Ficarei atento e cobrarei a efetivação dessas propostas.

 

 

“Nossos programas procuram promover o acesso da sociedade a todos os benefícios do esporte como o entretenimento, o bem-estar social, a socialização, a saúde, entre outros", afirmou o Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa.

 

 

O subsecretário Rogério Romero falou sobre as ações desenvolvidas com o objetivo de incentivar o surgimento de atletas e a prática do esporte de rendimento no Estado. Segundo ele, uma das metas é aumentar a participação de atletas mineiros nos Jogos Olímpicos. Nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, participaram 22 atletas mineiros; e, em 2008, em Pequim, foram 29 atletas. Explicou também que o governo vem desenvolvendo programas como o Minas Olímpica, com o objetivo de melhorar e incentivar a prática esportiva nas escolas, investindo na base e procurando com isso apoiar os talentos que surgem.

 

A deputada Gláucia Brandão (PPS) manifestou favoravelmente à implantação da comissão permanente na ALMG. Para ela, a comissão de esportes será um mecanismo importante para manter um diálogo mais próximo entre o Legislativo e os profissionais da área.

 

A secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, falou sobre a necessidade de mudanças nas aulas de educação física. Ela defendeu uma modificação na postura do profissional de educação física, que deve se colocar também como um educador. Para ela, é papel do professor levar para as escolas e para as salas de aula discussões sobre alimentação e sobre saúde.

 

 

SAUDAÇÕES,

 

PROF. RUBINHO

LAVRAS-MG


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.