Cevnautas, alguém aqui da comunidade EF-MG está acompanhando o projeto? Vai ter Ciências do Esporte? Laercio

JC e-mail 4240, de 18 de Abril de 2011.
   
 UFMG divulga textos científicos nos ônibus de Belo Horizonte
    
O objetivo do projeto é aproximar a ciência da população por meio da divulgação de textos científicos, em linguagem simples e lúdica, entre os usuários de ônibus.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) colocou em circulação no sábado (16) o projeto Ciência para Todos. O objetivo do projeto é aproximar a ciência da população por meio da divulgação de textos científicos, em linguagem simples e lúdica, entre os usuários de ônibus.

Iniciado em janeiro, o Ciência para Todos, coordenado pela professora Adlane Vilas-Boas, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, foi inspirado no premiado projeto Leitura para Todos, idealizado pela professora da Faculdade de Letras Maria Antonieta Pereira que, há seis anos, divulga textos da literatura brasileira no transporte coletivo da cidade. Com a nova parceria, 36 textos de ciência estarão no verso das obras literárias e circularão em 240 ônibus de 16 linhas da capital mineira, dependurados por alças na parte traseira dos bancos. As lâminas continuam em tamanho A4, plastificadas, mas agora com o layout colorido, ainda mais atrativo para os leitores. Os textos serão renovados a cada dois meses, até o final de 2012.

Nesta primeira fase do Ciência para Todos os textos são uma adaptação de material produzido para os programas da Rádio UFMG Educativa Na Onda da Vida e Ritmos da Ciência, também coordenados pela professora Adlane Vilas-Boas, e Papo de Vaca, coordenado pelo professor do Coltec Alfredo Mateus. Em breve, o projeto terá outros parceiros na produção de textos sobre meio ambiente e Química.

O alcance potencial do projeto é significativo. Dados da BHTrans mostram que, em 2010, uma média de 1,5 milhão de passageiros/dia recorreram ao serviço de transporte coletivo da capital. Segundo a UFMG, o Ciência para Todos terá um papel significativo no processo de divulgação científica, tão importante nos dias de hoje, ao traduzir o conhecimento acadêmico para a linguagem popular, exemplificando com situações do cotidiano. O projeto tem a colaboração de ex-alunos e professores da UFMG e tem apoio do Proext/MEC, Fapemig, CNPq e BHTrans.

(Ascom UFMG)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.