Bom dia a todos! Estou feliz com a Criação da comunidade "Educação Física em Minas Gerais" e gostaria de abrir uma discussão quanto a Intervenção do CREF. Bem, percebo ao longo dos últimos anos o crescimento desenfreado do número de profissionais de Educação Física no Brasil e em MG. Justificasse este crescimento pela oferta de emprego e as novas possibilidades de trabalho, haja visto que a Educação Física é uma área extremamente dinâmica e inovadora. Um dos problemas relacionados ao crescimento de profissionais é a qualidade da prestação do serviço, pois as IES/Empresas - digo empresas, por terem como princípio a faturação - estão facilmente certificando aqueles que desejam graduar-se, e essa facilitação, não prezou pela educação. Isto justificasse pela baixa concorrência nos vestibulares, pela má formação dos professores das IES, pela infra-estrutura da IES, enfim. Todos estes problemas, refletem diretamente nas escolas publicas e privadas. Não quero generalizar e nem posso, pois conheço muitos professores competentes inseridos nas escolas. Por isso, gostaria de ler a opinião dos meus colegas, profissionais de educação física. O que vocês pensam, da possibilidade do CREF intervir junto as Escolas, na fiscalização dos professores de EF. Crêem que seria eficiente e eficaz este tipo de intervenção? Quais seriam as soluções para este problema?

Comentários

Por Rubens Guimaraes Pinheiro Silva
em 6 de Agosto de 2009 às 12:14.

Prezado colega Rafael,

Tudo bem?

Parabéns pela iniciativa.

Tenho trabalhado muito em prol da Educação Física em Lavras e região. infelizemente, nosso Cref, não intervem e muito menos fiscaliza as escolas, academias, profissionais, enfim....

Não existe nenhuma Lei que impessa que Licenciados em Ed. Física e não registrados no sistema CONFEF/CREFS ministrem aulas nos sistemas de ensino .

O CREF6 poderia intervir juntamente com os Poderes Legislativo e Executivo do Estado para que conseguíssemos uma Lei Estadual, onde aulas fossem ministradas por profissionais habilitados e registrados.

Temos a Dep. Estadual Gláucia Brandão que poderia nos ajudar. Há alguns meses enviei um e-mail a ela. Não tive resposta.

Gostaria que assistisse o Seminário Esporte e Educação Física, está no site do CONFEF. Foi realizado em maio desse ano em Brasília.

Abraços e estou disponível para quaisquer dúvidas......Obrigado.

Por Rubens Guimaraes Pinheiro Silva
em 6 de Agosto de 2009 às 12:17.

Companheiros, sem contar que nem sabemos onde nosso dinheiro enviado ao CREF6 vai parar. Gostaria que o CREF6 colocasse no site as prestações de conta mensal e anual. O quê vocês acham?

Por Rafael Silva Galdino Mathias
em 6 de Agosto de 2009 às 13:29.

Olá Rubens. Primeiramente gostaria de manifestar a minha concordância em tudo que foi descrito pelo senhor. Quanto a proposta de prestação de contas, creio que se faz necessária há tempos. Na verdade, o CREF6 torna-se oculto até nas prestações de contas, o que não dizer das fiscalizações. Haja burocracia!!! Abraços e obrigado!

Por Guilherme Tucher
em 11 de Agosto de 2009 às 13:16.

Olá, amigos. Pertenço ao Cref 1, mas as reclamações por aqui não são muito diferentes...

É lógico que sou a favor da obrigatoriedade na formação superior e reconheço a importância do Sistema Cref/Confef. Mas vejam se os professores de português, matemática, física e etc, tem essa obrigatoriedade! O que deveria habilitar o profissional é a formação superior!

Por Thiago Machado Chaves
em 13 de Agosto de 2009 às 13:53.

Olá colegas tudo bem?

Concordo com a idéia do Rafael até por que, ainda existem alguns professores de escolas que não tem formação superior e são os próprios que ajudam a manchar a nossa imagem perante a sociedade. Agora, em regiões como a minha, o CREF já não têm atuado com rigor nas academias, quem dirá expandir seu campo de atuação! De repente essa idéia se torna ativa e o suporte também melhore.  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.