Quase 300 academias estão irregulares em Minas, diz Crefi-MG
Conselho alerta para que consumidores se informem antes da matrícula.
Denúncias podem ser feitas ao órgão.

Quase 300 academias de ginástica estão irregulares em Minas Gerais, de acordo com o Conselho Regional de Educação Física em Minas Gerais (Crefi-MG). Segundo especialistas, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de escolher uma para praticar exercícios físicos – recomendável a todos independentemente da idade. “A principal irregularidade é a falta de documentação exigida. E isso gera problemas à população por não ter a prática correta na orientação dos exercícios físicos”, disse o presidente do Crefi-MG, Claudio Augusto Boschi.

Boschi alertou também que a academia precisa ter o registro do Conselho, o alvará de licença da Vigilância Sanitária - que atesta o lugar como recomendado para a prática de exercícios físicos.

Outra orientação dele é com relação a disposição dos aparelhos dentro do salão. “É preciso que haja um metro de distância entre os equipamentos. Esse espaço dá conforto e evita que um colega atrapalhe o outro, e facilita que o profissional de educação física movimente e oriente o aluno”.

Boschi ressaltou, ainda, que os estagiários podem trabalhar nas academias de ginástica, desde que sejam supervisionados pelo professor ou por um profissional formado. A proporção, segundo ele, é de um professor para cinco estagiários.

Denúncias contra irregularidades podem ser feitas na prefeitura da sua cidade ou pelo telefone do Crefi-MG: (31) 3291-9912. O Crefi-MG tem escritório em Belo Horizonte, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Montes Claros, Ipatinga e Uberlândia.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.