Cevnautas de MG,

Cuidado com o prazo!

Laercio

UFMG recebe inscrições de propostas de pesquisas e experiências para a SBPC Jovem
O evento, destinado a estudantes do ensino básico, será realizado simultaneamente à 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte

Estão abertas, até o dia 3 de março de 2017, inscrições de propostas de instituições interessadas em apresentar pesquisas e experiências durante a SBPC Jovem 2017, evento destinado a estudantes do ensino básico que será realizado simultaneamente à 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha da UFMG.

As propostas devem ser inscritas por meio de formulário específico (disponível aqui). Esclarecimentos e mais informações podem ser solicitados pelo e-mail sbpcjovem@ufmg.br.

As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação, entre outras, deverão ser custeadas pelas instituições que tiverem suas propostas selecionadas.

O objetivo da SBPC Jovem é promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e os pesquisadores, para despertar interesse pela ciência, tecnologia e inovação.

A chamada é dirigida a universidades federais e estaduais, institutos de fundações de apoio à pesquisa, sociedades do setor, secretarias de educação, entre outras instituições.

Tenda e formatos diversos

As atividades serão desenvolvidas simultaneamente numa tenda. As apresentações poderão ser feitas na forma de exposições, mostra de trabalhos e experimentos, rodas de conversa, oficinas, exibição de vídeos. Haverá ainda lançamento de livros e atividades culturais diversas.

No sábado, dia 22 de julho, último dia do evento, será promovido o Dia da Família na Ciência, que terá programação direcionada também aos familiares dos estudantes e à comunidade em geral. O objetivo é mostrar que a ciência faz parte do cotidiano, estimulando a formação da cultura científica.

De acordo com a pró-reitora de Extensão da UFMG, Benigna Oliveira, alguns dos núcleos de pesquisa e extensão da Universidade que promovem a divulgação científica e que desenvolvem projetos direcionados ao público da educação básica, como o Museu Itinerante Ponto UFMG, participam tradicionalmente da SBPC Jovem. “Mas consideramos que essa é uma ótima oportunidade para integração de outros projetos da UFMG. Essa participação fortalece os grupos, confere maior visibilidade a suas ações e amplia parcerias com a educação básica”, afirma a pró-reitora.

UFMG Jovem

A UFMG Jovem, feira realizada anualmente no campus Pampulha, será integrada à programação da Reunião da SBPC. O evento vai celebrar seus 18 anos e terá como tema Transformações e maioridade, em sintonia com a temática geral do encontro nacional: Inovação – Diversidade – Transformações.

Em 1997, A UFMG sediou a 5ª SBPC Jovem, como parte da 49ª Reunião Anual da SBPC. Os Anais da 1ª UFMG Jovem, realizada dois anos depois, registram que a presença da SBPC Jovem em Belo Horizonte foi um dos fatores que incentivaram a concepção do Programa UFMG Jovem “Conhecimento para todos”. Idealizado e coordenado inicialmente pela professora emérita Beatriz Alvarenga, do Departamento de Física, o programa intensifica o relacionamento da UFMG com a educação básica, compartilhando conhecimentos e experiências.

Agência de Notícias UFMG

FONTE: http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/2-ufmg-recebe-inscricoes-de-propostas-de-pesquisas-e-experiencias-para-a-sbpc-jovem/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.