Cevnautas da Musculação, segue informação sobre defesa de dissertação na área. Laercio

Defesa de Dissertação - Md. Daniel Vieira Brãna de Souza     Horário: 18 agosto 2011 de 14:30 a 17:00
Local: Prédio GD, Sala 103
Organizado por: Denize Hyrdes

Descrição do evento:
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho, convida a comunidade acadêmica para a Defesa de Dissertação do Md. DANIEL VIEIRA BRÃNA DE SOUZA intitulada

"EFEITO AGUDO DE DUAS ROTINAS DE ALONGAMENTO ESTÁTICO SOBRE A POTÊNCIA DE MEMBROS INFERIORES”.

Banca Examinadora composta pelos professores: - orientador - UGF
Prof. Dr. Paulo Sérgio Chagas Gomes - orientador -UGF
Prof. Dr. Tony Meireles dos Santos - UGF
Profa. Dra. Claudia de Mello Meirelles  - EsEFEx

RESUMO:
Inúmeros estudos se dedicaram a investigar o efeito concorrente de rotinas de alongamento estático sobre o desempenho da potência de membros inferiores. No entanto, os volumes empregados excedem àqueles adotados em rotinas do cotidiano esportivo e recreacional.

Objetivo. Comparar o efeito de duas rotinas de alongamento estático, aplicadas de forma contínua ou fracionada, com mesmo tempo total de insistência sobre a potência de membros inferiores.

Métodos. Foram avaliados 10 voluntários do sexo masculino (26,6 ± 3,5 anos) submetidos aleatoriamente à rotina de alongamento (3 x 10 s) ou alongamento (1 x 30 s) no quadríceps, ísquiotibiais e tríceps sural ou situação sem alongamento. A potência de membros inferiores foi obtida através de salto com contramovimento em tapete de contato (Contact Matt, Globus Itália, Codognè (TV), Itália). A análise estatística foi composta de dados descritivos (média e desvio padrão) além da comparação entre as médias obtidas para o salto. Foi utilizada uma ANOVA de um caminho com medidas repetidas na situação teste, com post hoc de Bonferroni. Todas as análises foram realizadas no software SPSS 17.0 for Windows® (Chicago, USA). Utilizou-se uma significância estatística de p = 0,05.

Resultados. Os resultados encontrados estão evidenciados na Tabela 1. Tabela 1: Comparação da altura do salto entre os grupos Grupo Altura do Salto (cm) P - valor AL-10 0,350 ± 0,05 0,005* AL-30 0,344 ± 0,05 0,157 GC 0,338 ± 0,06 *Diferença significativa para a condição sem alongamento

Conclusão. Não houve diferença significativa para a altura do salto entre as condições de uma série de 30 s de alongamento estático versus condição sem alongamento. No entanto, observou-se uma melhora significativa nesta mesma variável para a condição com 3 séries de 10 s de alongamento estático. Conclui-se que rotinas reduzidas de alongamento estático não interferem no desempenho da potência e, quando realizadas de forma intermitente, melhoram significativamente a altura do salto com contra movimento.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.