Devo fazer dieta para hipertrofia ou definição?
 

A resposta certa é, depende! Depende da percentagem de gordura corporal com que se encontra neste preciso momento.

Isto porque existem provas de que um nível elevado de gordura corporal diminui os ganhos de massa muscular durante as fases de hipertrofia (bulk). Por outras palavras, quando mais elevada for a sua percentagem de gordura corporal, menor será a quantidade de massa muscular que irá ganhar enquanto aumentar de peso (http://www.musculacao.net/pode-a-percentagem-de-massa-adiposa-influenciar-os-ganhos-de-massa-magra/)

Também é sabido que a resistência à insulina diminui à medida que a percentagem de gordura corporal aumenta. Pelo menos um estudo realizado em ratos demonstrou que os níveis de gordura podem reduzir a síntese de proteína (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10865771)

Assim sendo, seja qual for a percentagem de gordura corporal com que esteja neste momento, o ideal é que tente a reduzir o mais possível, até pelo menos 12 a 8% e só depois então pensar em dietas para hipertrofia.

 

Comentários

Por Gabriela Vieira Quirino
em 9 de Março de 2016 às 11:14.

Toda dieta vai depender do objetivo que a pessoa tem. O percentual de gordura que a pessoa deve alcançar também vai depender desse objetivo, por este motivo acho equivocado dizer que para pensar em dietar para hipertrofia a pessoa deve reduzir para 12 a 8%, porque vai depender do tipo de hipertrofia que ela deseja. Este baixo percentual de gordura é para pessoas que desejam uma grande hipertrofia. Talvez a pessoa não queira esse tipo de corpo, então poderá manter um percentual de gordura um pouco mais elevado se desejar apenas definir um pouco.

Por Mariane Mariana de Azevedo Silva
em 9 de Março de 2016 às 11:30.

Como dito pela Gabriela Vieira Quirino acho um equívoco determinar uma cerca porcentagem de gordura corporal para uma pessoa saber se faz ou não uma dieta com objetivo de definição. A porcentagem de gordura corporal é pessoal assim como varia de acordo com cada corpo, a porcentagem ideal será avaliada por um profissional que saberá manipular sem que comprometa a manutenção do funcionamento do organismo. Vale ressaltar também que esse valor estipulado varia entre mulheres e homens, mulheres tendem a ter o percentual de gordura um pouco mais alto que em homens.Devemos perceber que a redução de gordura e aumento da massa magra além de colaborar com o corpo na regulação de alguns hormonios essenciais colabora com a estética, estética esta que é subjetiva,dependerá do objetivo do aluno.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.