Caros colegas, presenciamos cada dia mais a comercialização de esteróides anabolizantes nas academia e afins, principalmente entre os jovens iniciantes no esporte. Sabemos que atletas de alto rendimento fazem o uso declarado, para que alcancem o resultado esperado, que seria impossível sem o uso de tais hormônios. Minha sugestão de debate é: Vocês acham que é justificável o uso dos AEs? A partir de quando, ou a partir de qual objetivo o praticante de musculação deverá fazer uso? 

 

Referência: Esteróides anabolizantes no esporte Paulo Rodrigo Pedroso da Silva1 , Ricardo Danielski2 e Mauro Antônio Czepielewski1

Comentários

Por Guilherme Martins de Paula
em 2 de Fevereiro de 2016 às 15:51.

acho desnecessário o uso dos anabolizantes, pois em alguns casos o uso deles é feito por preguica dos atletas iniciantes em fazer uma dieta e um treino correto, o uso de anabolizantes pra mim so se justifica quando falamos de competições em alto nivel, para alcançar medidas que nao conseguiriamos normalmente.

 

Por Thiago Moraes
em 2 de Fevereiro de 2016 às 17:30.

 O uso descriminado de anabolizantes por indivíduos leigos é de fato extremamente prejudicial a saúde, pois normalmente esses indivíduos não tem nenhum acompanhamento médico e não são profissionais do esporte em questão. Então, pra quem pratica musculação por gosto é extremamente mais viável seguir uma rotina de dieta e treino intenso quando falamos em ganho de massa muscular ou perda de gordura,  pois mesmo que seja um processo muito mais vagaroso, não trará nenhum risco ao corpo. Já quando falamos no nível dos fisiculturistas, pode se alegar exatamente o que foi dito acima. Para um atleta chegar a 90 /100 kg com um percentual de gordura de 6 % é extremamente dificil, e, infelizmente, 99% dos bodybuilders utilizam AE'S, mas tem o melhor acompanhamento médico  e nutricional possível, fazendo com que os efeitos colaterais dos esteróides sejam relativavmente minimizados. Entretanto, o uso dessas drogas podem causar vários efeitos colaterais e ser muito prejudicial a saúde, então, não é aconselhado de modo algum que nenhuma pessoa faça o uso dessas substâncias.

Por Thiago da Costa Barros
em 2 de Fevereiro de 2016 às 20:59.

Outros efeitos

Efeito muito corriqueiro do uso de esteróides anabolizantes é o aumento da pressão arterial. Também ocorrem alterações deletérias no colesterol, e aumento do risco de doenças cardiovasculares (arritmias, insuficiência cardíaca congestiva, e até morte súbita por parada cardíaca).

Outro efeito comum dos esteróides é a ginecomastia, ou seja, desenvolvimento dos mamilos no homem. Muitas vezes é de tratamento cirúrgico. Se utilizados em adolescentes, podem provocar também a parada do crescimento, visto que promovem o fechamento da placa fisária, espécie de cartilagem situada nos ossos, através da qual estes crescem.

isso são so alguns efeitos dos anabolizantes tem muito piores, entao você escolhe se vale a pena ou nao.

Por Johnny Dias
em 2 de Fevereiro de 2016 às 21:38.

O uso de AE's para individuos sem acompanhamento ou o uso indiscriminado do mesmo pode causar efeitos danosos ao corpo do qual o faz uso,  por exemplo o aumento de pressão arterial.

Por Mariane Mariana de Azevedo Silva
em 9 de Março de 2016 às 02:51.

Os anabolizantes são utilizados por atletas ou indivíduos que possuem alguma disfunção hormonal para a melhora da performance do treino, da aparência física ou muitas vezes para regular algum hormônio. Devemos ressaltar que o uso indiscriminado de anabolizantes sem acompanhamento médico pode trazer várias consequências a saúde ,como por exemplo em homens  o aumento do risco de câncer na próstata e em mulheres alteração das cordas vocais que fazem com que estas mudem a gravidade da voz que são irreversíveis.

Para melhorar a aparência física de uma maneira mais rápida muitas pessoas não atletas utilizam os AE's sem orientação médica,comprando sem saber a procedência do produto podendo então causar riscos a saúde. Atletas como por exemplo fisioculturistas utilizam os AE's mas, possuem um controle rigoroso das doses assim como os seus efeitos colaterais. É importante compreender também que esses profissionais não utilizam apenas o hormônio mas também possuem  acompanhamento nutricional em conjunto com profissionais da educação física qualificados. que fazem com que os seus resultados sejam ainda mais satisfatóriios. O que acontece é que os não atletas ao não verem resultados com o uso aumentam a sua dosagem ,utilizam por contra própria sobrecarregando assim seus rins ,coração e etc.

Um treino eficaz e uma dieta equilibrada são suficientes para não atletas atingirem os seus objetivos, não há portanto, necessidade de utilizar AEs.

Por Thaís Estevão Bernardes
em 9 de Março de 2016 às 11:18.

Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, a testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. Há alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Hoje em dia são bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas.    As pessoas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca, dentre outros, da redução da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes. Os anabolizantes podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares. Em competições esportivas, se o atleta que estiver competindo for pego usando esse tipo de substância, será automaticamente desclassificado e punido pelo órgão de desporto responsável pela competição. Homens e mulheres que fazem uso dessa droga têm como consequências aumento nos pelos do corpo e rosto, acne, queda de cabelo, engrossamento da voz, irregularidade nos ciclos menstruais, disfunções testiculares, como redução na produção de esperma, alterações comportamentais e de humor, impotência sexual, hipertensão, ataques cardíacos etc.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.