Cevnautas,

Precisamos catalogar essas picaretagens. Laercio

PROPAGANDA ENGANOSA (5/1/2011)
Fabricante diz que Power Balance não funciona

Empresa admite que pulseira não aumenta força e flexibilidade e se compromete a reembolsar clientes


Sydney, Austrália. A fabricante das pulseiras Power Balance foi autuada na Austrália por fazer propaganda enganosa dos efeitos terapêuticos de seus produtos. Em seu site oficial, a empresa admitiu que o acessório não aumenta a força, flexibilidade e equilíbrio.

No dia 22 de dezembro do ano passado, a revendedora australiana dos braceletes assinou um termo com o órgão de defesa dos consumidores daquele país comprometendo-se a atestar que não há comprovação científica de seus efeitos terapêuticos. Além disso, a Power Balance prometeu reembolsar os clientes que se sentiram prejudicados de alguma forma.

Em novembro, a empresa chegou a ser multada no valor de 15 mil euros na Espanha, também por propaganda enganosa.

“Em nossas propagandas nós dizíamos que as pulseiras Power Balance melhoravam a força, o equilíbrio e a flexibilidade. Nós admitimos que não há evidências científicas plausíveis que sustentem nossas afirmações e portanto nossa conduta foi enganosa de acordo com o ato Trade Practices de 1974. Se você se sentiu enganado por nossas promoções, nós gostaríamos de nos desculpar e oferecer seu dinheiro de volta. Para obter a devolução do seu dinheiro entre no nosso website http://www.powerbalance.com.au ou ligue para o número 1800 733 436”, afirma a nota da empresa.

A troca poderá ser feita até o dia 30 de junho de 2011. Para receber o reembolso, é preciso enviar a Power Balance original juntamente com um comprovante de compra. A oferta só é válida para a Austrália.

Brasil


No Brasil, a propaganda dos efeitos terapêuticos da Power Balance e da sua versão brasileira, a Life Extreme, está suspensa desde setembro do ano passado, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A multa para o caso de infração à norma pode variar de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão. Segundo a Vigilância, as empresas não infringiram a determinação.

De acordo com a empresa On the Beach, distribuidora das pulseiras americanas no Brasil, “toda a publicidade realizada no país está em conformidade com as leis vigentes e com a normas estabelecidas pela Anvisa”. A distribuidora também afirma que não divulga “falsas promessas de benefícios”. Vários atletas fizeram propaganda da pulseira, que virou moda.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=913272

Comentários

Por Abraao Gomes dos Santos
em 6 de Janeiro de 2011 às 18:51.

parabenizo o nosso colega prof laercio pela autenticidade,somos muitos e vamos continuar a defender,a população destas propaganda enganosa,destas pulseiras power balance,confirmo a versão de laercio e digo a vcs que o jornal correio da paraiba também em defesa da população contra esse engodo,vai mais além a distribuidora foi multada em 30 mil euros na italia, e realmente elas mesmos já disseram não ter nenhum efeito no organismo das pessoas,cientificamente não tem nenhum efeito a não ser no bolso dos clientes que tiveram de desembolsar 130 reais, e estão devolvendo ou devolveram o dinheiro,e nosso direito exercer a defesa de clientes, que poderiam participar alguma atividade fisica orientada por profissionais especialista, ai sim estes tem credibilidade, e respaldo comprovado cientificamente a anvisa já suspendeu a propaganda  no brasil dos efeitos terapeuticos alegados, sabemos que todos os profissionais estarão dispostos a participarem do debate

Por Abraao Gomes dos Santos
em 6 de Janeiro de 2011 às 18:51.

parabenizo o nosso colega prof laercio pela autenticidade,somos muitos e vamos continuar a defender,a população destas propaganda enganosa,destas pulseiras power balance,confirmo a versão de laercio e digo a vcs que o jornal correio da paraiba também em defesa da população contra esse engodo,vai mais além a distribuidora foi multada em 30 mil euros na italia, e realmente elas mesmos já disseram não ter nenhum efeito no organismo das pessoas,cientificamente não tem nenhum efeito a não ser no bolso dos clientes que tiveram de desembolsar 130 reais, e estão devolvendo ou devolveram o dinheiro,e nosso direito exercer a defesa de clientes, que poderiam participar alguma atividade fisica orientada por profissionais especialista, ai sim estes tem credibilidade, e respaldo comprovado cientificamente a anvisa já suspendeu a propaganda  no brasil dos efeitos terapeuticos alegados, sabemos que todos os profissionais estarão dispostos a participarem do debate


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