A lombalgia pode ser classificada de acordo com sua etiologia ou cronicidade. Pela sua etiologia, ela pode ser específica ou inespecífica. Específica está relacionada com alguma doença que seja causa da dor, como hereditárias, sistêmicas, infecções, neoplasias (câncer), inflamações, deformidades ou alterações degenerativas; que na verdade, são aquelas que têm diagnóstico. A inespecífica é quando os sintomas aparecem e não tem nenhuma condição de doença nem trauma, ou seja, é apenas por sobrecarga na região, má postura ou trabalho repetitivo, sendo apenas muscular sem outro trauma relacionado. Cada vez mais é comum encontrar pessoas com esse tipo de problema. Como reduzir a lombalgia praticando atividade física? É possível?
Comentários
Por
Thiago da Costa Barros
em 2 de Fevereiro de 2016 às 20:56.
Por
Johnny Dias
em 2 de Fevereiro de 2016 às 23:37.
Alguns exercicios podem corrigir e amenizar o desconforto causado pela lombalgia
Por
Glauber Starling de Alencar
em 15 de Março de 2016 às 22:12.
Como dito a lombalgia pode ser específica ou inespecífica, no caso da primeira o tratamento se dá através do tratamento do fator causador da lombalgia, no segundo caso o trataamento será mudanças de hábitos e fortalecimento da musculatura da região lombar. Em ambos os casos pode-se previnir o surgimento de lombalgias através do fortalecimentos dos musculos estabilizadores e eretores do tronco, do CORE, dos músculos profundos do tronco, é recomendado também manter boa flexibilidades da musculatura posterior do corpo, principalmente posterios de coxas e da região lombar. Além do fortalecimento e manutenção de um bom condicionamento da musculatura eretora e estabilizadora do tronco as mudanças nos hábitos do dia a dia são um importante fator na prenvenção das dores na região lombar, como melhoras posturais ao andar, se sentar e deitar, utilização de ténicas para aguachamento e levantamento corretos e evitar o excesso de pesso.
Alguns cuidados devem ser tomados também nos períodos posteriores ao surgimento de lombalgias. Em alguns casos o aconselhável é realizar repouso até que haja uma diminuição nas dores e possíveis limitações de movimentos, em seguida deve-se evitar exercícios com muita flexão ou estensão de tronco, sendo o melhor iniciar o fortalecimentos com exercícios mais leves e que permitam uma melho manutenção postural, como caminhadas e exercícios de isometria do abdômen, como as pranchas. Após um certo grau de fortalecimento da região lombar e o fim das dores e limitações ocasionados pela lombalgia, deve-se iniciar exercícios que utilizem agachamentos e levantamentos afim de fortalecer a musculatura também nesses movimentos e melhorar as técnicas corretas de execução dos mesmos, afim de previnir lesões futuras por má postura.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.