Na adolescência, é comum a busca pelo corpo ideal. Atualmente os jovens buscam desenvolver músculos, por isso eles estão começando a praticar cada vez mais cedo atividades físicas como a musculação. Mas, existem muitas dúvidas em torno do assunto. Um deles é se o levantamento de peso pode acabar prejudicando o crescimento natural do corpo, já que, nessa fase da vida, o organismo ainda está em pleno desenvolvimento. por isso, Qual a idade mais indicada para iniciar a prática da musculação?

http://www.dicasdetreino.com.br/musculacao-na-adolescencia/
 

Comentários

Por Leandro dos Santos Oliveira
em 7 de Janeiro de 2016 às 20:47.

Existem alguns estudos, pesquisas e testes, como o de um professor de Educação Física da Universidade de Taubaté – UNITAU que, além da parte teórica de pesquisas, testou dois grupos de jovens de 13 e 14 anos, onde um dos grupos fez somente as aulas de Educação Física escolar e o outro grupo, além das aulas de Educação Física, fez também três aulas semanais de musculação. Os dois grupos de 15 adolescentes foram examinados por um médico e avaliados por um professor no início e após 3 meses de testes. Durante este período, os adolescentes realizaram 3 aulas semanais de Educação Física no ginásio de esportes do colégio, sem pesos. Um dos grupos, além destas aulas, realizou 3 treinamentos por semana de musculação, com duração de 30 minutos, usando cargas pequenas. O grupo que só fez aulas no colégio, após 3 meses tinha crescido em média 1,50 cm. O grupo que praticou musculação, além das aulas do colégio, cresceu em média 2.83 cm. Assim, comparando os valores obtidos, vemos que a musculação não mostrou desvantagens no crescimento da estatura, muito pelo contrário. Diversos autores já estudaram esta questão, como Dvorkin (1982), citado por Hegedus e Almeida (1986), que recomenda que o início (Entre 11 e 13 anos) seja cuidadoso e orientado quanto ao levantamento de peso e trabalho resistido. Ele afirma que é um mito que os ossos se detenham em seu crescimento em conseqüência do treinamento com cargas.

 

DOMINGUES, Rodrigo. Musculação na adolescência. 2011.
   

 

Por Sidnéia da Silva Gomes
em 8 de Janeiro de 2016 às 10:14.

A atividade física na adolescência é determinante para um estilo de vida na idade adulta. É na infância e adolescência que criamos muitos dos nossos valores, então, se crescermos praticando atividade física,com certeza teremos mais chances de nos tornarmos e nos mantermos sadios e ativos na idade adulta. Especialistas sugerem começar a partir de 12 anos, desde que seja bem orientado quanto aos cuidados que devam ser tomados.  Estudos comprovam que a  musculação na adolescência traz grandes benefícios como: prevenção de lesões, melhora a composição corporal, previne e combate a obesidade e aumenta a densidade mineral óssea, prevenindo doenças como osteoporose. E ainda contribui para a socialização do adolescente.

Por Thiago da Costa Barros
em 12 de Janeiro de 2016 às 09:51.

Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios de musculação - se bem orientados - não trazem prejuízos para os adolescentes, mas sim benefícios, já que a modalidade afasta os jovens do sedentarismo e os inserem em uma rotina mais saudável. 

Exercícios, além de contribuir para o condicionamento físico e fortalecimento muscular, ajudam no equilíbrio com a balança. Quanto à rotina de treinamentos, é importante ter o acompanhamento de um profissional para evitar exageros e séries erradas. 

Certos exercícios, independente do tempo, podem gerar sobrecargas mecânicas para os quais o aparelho locomotor de adolescentes e mesmo de adultos não estão preparados. A avaliação e orientação física se torna imprescindível para um melhor treinamento. Com os dados da avaliação física em mãos, e o aluno orientado das suas restrições e indicações, o professor poderá prescrever um treinamento muito mais adequado ao gosto pessoal, idade, objetivos e tempo disponível.

Sendo assim, a musculação pode ser iniciada em qualquer idade, claro tendo um acompanhamento de perto por um profissional da área de Educação Física que vai passar treinos e cargas adequados a sua idade, para não prejudicar a saúde do cliente.

http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=2274

Por Jeffrey Gerard Fernandes
em 17 de Janeiro de 2016 às 15:13.

Por Jeffrey Gerard Fernandes
em 17 de Janeiro de 2016 às 15:14.

“Na realidade, a musculação sob supervisão profissional é a atividade física que menos provoca lesões (quem pratica sabe), pois os pesos são adaptados a cada individuo, não existem riscos de queda, trauma direto, mudanças bruscas de direção, os movimentos são lentos e rítmicos, etc. Sabemos que são os traumas nas epífises de crescimento (muito comuns nos esportes coletivos e artes marciais) os responsáveis pela alteração do crescimento ósseo. Portanto a musculação além de não provocar lesões nesta área, previne-as, pois tornam o sistema musculo esquelético muito mais resistente e forte”, explica Vinicius Galvão, coordenador técnico e fisioterapeuta da Espaço 10 Academia

Por Gabriela Vieira Quirino
em 9 de Março de 2016 às 11:23.

Não existe uma idade específica indicada pra iniciar a prática de atividades físicas. O debate sobre a musculação na infância e adolescencia ganhou muito espaço atualmente por dividir opiniões contra e a favor.

A prática de atividade física por adolescentes, desde que acompanhada por um profissional qualificado, se faz muito importante, porque é neste período que ocorrem diversas mudanças com o corpo. Os benefícios da atividade física na adolescência vem chamando a atenção porque na busca dos jovens por um corpo sarado, estes acabam melhorando a saúde.

Os jovens que praticam atividade física são mais produtivos, mais ativos, têm menos chances de se tornarem obesos e depressivos, o que vem sendo um problema na vida dos jovens de hoje. A atividade física aumenta a autoestima e faz com que eles conheçam o próprio corpo também.



Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.